Silvio Santos foi candidato à presidência do Brasil com paraibano como vice; relembre o episódio que marcou a política do país

PUBLICIDADE

Neste sábado (17), o Brasil se despediu de Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos, deixando um legado imensurável na televisão. Mas nem todos sabem ou se lembram que o apresentador chegou a ser candidato à presidência da República em 1989, em um episódio que marcou a história política do país. E ao seu lado, como vice, estava o ex-senador paraibano Marcondes Gadelha.

O ano era 1989 e o Brasil se preparava para a primeira eleição presidencial direta desde o fim da ditadura. Surpreeendendo a muitos, 15 dias antes do pleito, Silvio Santos anunciou sua candidatura, rapidamente conquistando 29% das intenções de voto e ultrapassando Fernando Collor, que caiu para 18%.

Na Paraíba, Silvio chegou a impressionantes 78% de apoio popular, de acordo com pesquisas.

Sua candidatura também chamou a atenção da mídia internacional, sendo destaque em veículos como o Clarim, de Buenos Aires, o Le Monde, da França, e o The New York Times, dos Estados Unidos.

No entanto a candidatura não seguiu adiante já que dias antes da eleição, em 9 de novembro de 1989, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, o registro da candidatura de Silvio Santos, alegando que seu partido não cumpria as exigências legais necessárias.

Esses fatos e os bastidores da candidatura relâmpago estão registrados no livro “Sonho Sequestrado: Silvio Santos e a Campanha Presidencial de 1989″, escrito pelo próprio Marcondes Gadelha.

“Hoje, com 90 anos, me pergunto se teria sido bom para mim, para a minha família, para a minha televisão e para as pessoas que gostam de mim ter colocado a faixa verde e amarela que estampa a capa deste excelente livro. Sei, porém, que teria sido bom para a causa. E isso me basta. O desafio, então, estava aceito em qualquer circunstância” diz Silvio Santos em uma carta publicada na abertura do livro, em 2020.

Neste sábado, nas redes sociais, o deputado federal Leonardo Gadelha, filho de Marcondes, destacou a confiança entre seu pai e Silvio Santos. Ele relembrou que Marcondes foi a única pessoa autorizada pelo apresentador a utilizar sua imagem em campanhas políticas, afirmando que “a confiança era o alicerce desse bem querer mútuo”.

Para quem deseja conhecer mais detalhes dessa curiosa passagem da história política brasileira, o sousense Gabriel Mariz Veras fez um vídeo contando essa história. É uma oportunidade para reviver um momento único da trajetória de Silvio Santos, não apenas como apresentador, mas também como uma figura inesperada na política nacional.

Confira:

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024