Subiu para quatro o número de deputados federais paraibanos que assinaram a proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa o fim da escala 6×1 de trabalho no Brasil. Além de Luiz Couto (PT) e Ruy Carneiro (Podemos), agora os deputados Gervásio Maia (PSB) e Damião Feliciano (PDT) também decidiram apoiar a proposta. Ao total assinaram a proposta 194 parlamentares. O número superou as 171 assinaturas necessárias para o início da tramitação.
Se aprovada, a proposta reduziria a carga semanal para 36 horas, distribuídas em quatro dias de trabalho, com uma jornada de no máximo oito horas diárias. Atualmente, a Constituição determina 44 horas semanais, distribuídas em seis dias de trabalho.
A medida busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente em setores como indústria, comércio, restaurantes e mercados, onde a escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho seguidos e uma folga semanal, é amplamente utilizada.
O que é a escala 6×1?
Na escala 6×1, os trabalhadores com carteira assinada (CLT) são obrigados a trabalhar seis dias consecutivos e têm apenas um dia de folga, totalizando as 44 horas semanais. A jornada é comum em diversos setores, mas é alvo de críticas por exigir longos períodos de trabalho sem descanso adequado. A PEC busca mudar essa realidade, proporcionando mais tempo livre e qualidade de vida para os trabalhadores brasileiros.
Redação
Em entrevista à Rádio Band News FM nesta sexta-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Humano…
João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…
O governador João Azevêdo (PSB) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21), na Granja Santana,…
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de…
Em “A geração ansiosa”, o psicólogo social Jonathan Haidt analisa como a infância hiperconectada e…
Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Militar evitou um feminicídio no bairro Cristo Redentor,…