O ex-prefeito municipal de João Pessoa, Ricardo Coutinho (do PSB, retratado na caricatura ao lado), candidato a governador pela coligação “Uma Nova Paraíba” (formada pelos seguintes partidos: PSB, PSDB, PTN, DEM, PPS, PTC, PP, PRP, PV e PDT), está fazendo uma enquete em seu site oficial para saber a opinião dos internautas a respeito de qual deve ser o nome do novo mascote da campanha. Qual desses você prefere: Ricardito, Maguinho, Ricardinho ou Quarentinha?
Panfletagem no colégio
O Dr. Marcos Aurélio Jatobá Filho, Juiz-Coordenador da Propaganda de Rua e Titular da 64ª Zona Eleitoral, recebeu um telefonema do Dr. Carlos Neves da Franca Neto, Corregedor Regional Eleitoral, que lhe repassou informação fornecida pelo Diretor de uma escola de ensino médio da Capital (Motiva Ambiental, localizado no bairro de Tambaú).
Problemas na hora do rush
Segundo a direção do colégio, militantes de uma determinada coligação estariam fazendo intensa panfletagem na porta do estabelecimento educacional e – conseqüentemente – prejudicando o deslocamento de pais e alunos, sobretudo na hora do rush (período de maior movimento na entrada e saída de estudantes e professores na escola).
Militantes agridem diretor
Qualquer cidadão comum sabe como é difícil trafegar por ali, em algumas horas do dia. Segundo o juiz eleitoral ficou sabendo, o próprio diretor do Motiva Ambiental foi agredido moralmente pelos militantes, que insistiram na prática da panfletagem e até avisaram que voltariam a fazer a mesma coisa, só que – agora – com muito mais gente.
A posição da Justiça
O Dr. Marcos Jatobá, diante dos fatos denunciados e posteriormente comprovados, emitiu a seguinte opinião:
– É absurdo que os candidatos não se manifestem sobre fatos assim, nem estabeleçam regras de conduta com seus coordenadores de campanha.
– A nossa recomendação é a seguinte: Não vote nele, e só. Eu concordo, a lei tem que mudar. E os costumes de nosso povo, também.