Categorias: Política

STF encaminha à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro e o ministro Queiroga

PUBLICIDADE

Foi encaminhado ontem (24), pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber à Procuradoria-Geral da União (PGR) uma “notícia-crime” apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O motivo seria a demora em incluir crianças na faixa de cinco a 11 anos no plano de vacinação contra a covid-19, que classificaria um “provável cometimento de crime de prevaricação”.

O pedido de investigação havia sido feito no dia 23 de dezembro do ano passado, em conjunto, pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania -SE) e pelo secretário de Educação da cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinhas. A solicitação elaborada pelos parlamentares destacou que, embora os riscos para as crianças sejam menores, 2,5 brasileiros até os 17 anos morreram em decorrência do novo coronavírus. Agora, Weber decidiu que o caso fosse analisado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

A vacinação infantil foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro, e a aplicação das doses foi iniciada no dia 5 de janeiro. Para os políticos envolvidos no pedido de abertura de investigação, as posturas adotadas tanto pelo chefe do Executivo quanto pelo ministro da Saúde podem categorizar ações “deliberadas e coordenadas para retardar a inclusão da vacina contra covid-19 para crianças de cinco a 11 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI), impondo obstáculos que geram o atraso na definição da estratégia de campanha de vacinação, logística, aquisição, distribuição e monitoramento do processo como um todo”.

Desde o aval da Anvisa para a imunização de crianças, Bolsonaro tem criticado publicamente a ação e tentado descredibilizar o órgão regulador — em especial em suas tradicionais lives nas redes sociais. O presidente chegou a afirmar, no fim do ano passado, que gostaria de divulgar os nomes dos agentes que aprovaram a utilização da vacina nos menores.

Da Redação com STF

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sistema Opinião negocia venda das TVs Manaíra e Borborema na Paraíba

O Sistema Opinião de Comunicação, que controla a TV Manaíra e TV Borborema na Paraíba,…

22 de janeiro de 2025

Mais de 100 cidades estão sob alerta de chuvas intensas na Paraíba

Mais de 100 cidades estão sob alerta de chuvas intensas na Paraíba, segundo alerta do…

22 de janeiro de 2025

Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas

O Brasil registrou aumento de 79% nas áreas queimadas de seu território, entre janeiro e…

22 de janeiro de 2025

Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, em Foz do Iguaçu (PR),…

22 de janeiro de 2025

Em parceria com a PMCG, projeto Pequeninos Teens inscreve até sexta-feira, para diversos cursos profissionalizantes na Vila Plínio Lemos

Projeto Pequeninos Teens que funciona na Vila Plínio Lemos, recebeu a visita do secretário Ronaldo…

22 de janeiro de 2025

Concurso da Cagepa tem resultado final divulgado hoje no Diário Oficial; confira

O resultado final do concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi…

22 de janeiro de 2025