“Superbloco” de Lira quer garantir governabilidade a Lula, dizem líderes

PUBLICIDADE

O “superbloco” formado por nove partidos, articulado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terá como missão garantir governabilidade ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi feita por líderes dos partidos que compõem o bloco na tarde desta quarta-feira (12), durante entrevista coletiva para anunciar o grupo.

O bloco tem 175 deputados e é o maior da Câmara. Fazem parte PDT, PSB, Patriota, União Brasil, PP, Avante, PSDB, Solidariedade e Cidadania. A liderança será definida por rodízio entre os partidos.

Quem começa no posto é o deputado Felipe Carreras (PSB-CE), integrante da base do governo Lula. “Vamos representar os estados de forma democrática. Será um bloco que vai ajudar o governo a ter base sólida, que vai ser importante para a estabilidade política do nosso país”, afirmou.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliado histórico do PP de Arthur Lira, decidiu ficar fora do grupo. Interlocutores da liderança da legenda afirmaram que o partido prefere “ficar sozinho” por questão de “autonomia nos trabalhos”. O PL tem 99 deputados e é a legenda com mais parlamentares na Câmara.

Afinados com o governo

O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), afirmou que o grupo tem o papel de equilibrar as forças na Câmara, sem criar “celeuma” com o governo. “Não há qualquer tipo de interesse em criar, sobretudo com o governo, qualquer tipo de celeuma. Terá nesse colegiado um foro de decisão e discussão, priorizando o interesse da população. Líderes mais afinados com o governo para trazer pautas prioritárias em tramitação e de urgência para que sejam tocadas”, declarou.

Durante o anúncio, foi lida uma carta de compromisso em que o bloco apontou como pautas prioritárias a reforma tributária, a nova regra fiscal do governo e a reformulação do Bolsa Família.

Em uma rede social, Lira disse que o grupo serve para “somar, não confrontar” (veja abaixo).

– O bloco é a demonstração de compromisso e responsabilidade com o país. Vamos somar, não confrontar. Atuar juntos na construção de políticas em prol da sociedade. Respeitando as opiniões e a diversidade. Esse é o melhor caminho para apreciação dos projetos importantes para o país – disse o presidente da Casa, que é aliado próximo de Elmar.

Articulação

A formação é considerada uma resposta ao bloco formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos, em março, com 142 deputados. A formação do “superbloco” é estratégica para a manutenção da influência de Arthur Lira no Legislativo.

A articulação de Lira acontece auindem um momento em que o presidente da Câmara está há cerca de dois meses em uma queda de braço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a retomada das comissões mistas do Congresso.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMJP injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…

26 de novembro de 2024

ALPB realiza hoje eleição para a mesa diretora com chapa única liderada por Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…

26 de novembro de 2024

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Procon-JP orienta consumidor para compra segura nos comércios físico e virtual durante a Black Friday

O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Incêndio destrói veículo abandonado no Colinas do Sul, em João Pessoa

Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…

26 de novembro de 2024