Categorias: Política

Suplente toma posse na CMJP em função de vereador licenciado

PUBLICIDADE

 Renato Martins (Avante) assume vaga deixada por Tanilson Soares (PSB), que solicitou licença para tratar de assuntos particulares

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deu posse, na manhã desta quinta-feira (2), ao suplente de vereador Renato Martins (Avante). O parlamentar assume a cadeira deixada pelo vereador Tanilson Soares (PSB), que solicitou licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares por 120 dias.

A solenidade de posse foi simples e discreta, a fim de evitar aglomerações devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19). Renato Martins, que já foi vereador na Casa Napoleão Laureano no período de 2013 a 2016, adiantou que as primeiras ações de seu mandato serão voltadas ao combate à pandemia do Covid-19 na Capital.

“Estou num quarto bloco parlamentar dentro da Câmara, o bloco da proposição”, salientou  Renato Martins, destacando também que seu mandato está elaborando projetos que viabilizem a concessão de incentivos fiscais para a produção em massa de ventiladores pulmonares nacionais que sejam eficazes e de baixo custo. Além disso, o vereador defendeu a universalização do adicional de insalubridade em 40% para profissionais da Saúde.

“Queremos que esse percentual chegue a técnicos, profissionais da radiografia, médicos, todos que atuam na Saúde. Para eles, há um custo psicológico, por estarem na linha de frente contra um vírus nocivo, e também financeiro, pois muitos estão subsidiando do próprio bolso a compra de materiais de proteção para trabalharem. É preciso respeito e estímulo a estes profissionais em geral. Queremos atualizar a Lei Municipal de 2009, que prevê só 20%, mesmo em época de pandemia”, enfatizou Renato Martins.

Arrecadação de fundos municipais destinada às famílias em situação de risco

Outra iniciativa anunciada pelo vereador é um projeto baseado no decreto de calamidade pública a partir do qual destinará recursos arrecadados por fundos municipais para o apoio às famílias em quarentena, em situação de risco e que enfrentam extrema precariedade.

“O projeto determina o uso de recursos dos Fundos de Mobilidade Urbana (multas de trânsito); Fundurb (taxas de alvarás); o Fundo referente às infrações ambientais; e o Fundo de Defesa do Consumidor (multas do Procon-JP). O mapeamento das famílias e a distribuição dos benefícios, a exemplo de remédios e alimentos, entre outros, serão fiscalizados por igrejas, a CMJP, a Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB), Ministério Público da Paraíba (MPPB) e associações comunitárias. Queremos que a prevenção e que as chances de sobrevivência venham para tosos por igual, assim como evitar violência e saques também”, explicou Renato Martins.

Atuação na CMJP

Na passagem pela Casa Napoleão Laureano, Renato Martins foi integrante da bancada da oposição e chegou a assumir a liderança do grupo. Seu mandato teve destaque na luta pela mobilidade, transporte público de qualidade, melhores condições de trabalho para servidores municipais e demandas na área da educação, com a inserção de conteúdos transversais no ensino fundamental, como funcionamento do sistema financeiro e de órgãos e instituições públicas.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

População de JP pode se vacinar contra Influenza, Covid-19 e dengue em shoppings da Capital neste sábado

Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Família de vítima vai oferecer recompensa para localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e uma mulher vítima de tentativa de feminicídio na Grande João Pessoa

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024