A Paraíba o tempo todo  |

SURPRESA: político mais influente da Paraíba fica de fora do Ranking da Veja e silencia após não citação

SURPRESA: político mais influente da Paraíba fica de fora do Ranking da Veja e silencia após não citação

 
Causou surpresa na sociedade paraibana a não inclusão do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na lista "ranking do progresso” da Revista Veja da Editora Abril que avaliou o posicionamento de deputados federais e senadores em relação às propostas de ajuste na legislação brasileira capazes de contribuir para a consolidação de um país mais moderno e competitivo. A iniciativa, pioneira no Brasil, leva em conta nove eixos considerados fundamentais para que se alcance tal objetivo.
 
Cássio que foi cotado para liderar o PSDB no Senado e que é um dos mais influentes políticos do tucanato, tendo papel determinante na candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB) e favorito na disputa governamental do próximo ano, silenciou após não ter sido citado, e tendo que encarar os seus dois colegas paraibanos Vital do Rêgo (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB) ocuparem locais de destaque no levantamento que teve como critério a avaliação dos deputados e senadores referentes ao posicionamento favorável em temas importantes para a população, projetos de lei, pronunciamentos, relatórios e participação em comissões.

É aguardado um posicionamento de Cássio nos próximos dias sobre o tema que pegou todos os paraibanos de surpresa.

ENTENDA: A mais recente edição da Revista Veja traz um ranking com os deputados federais e senadores que mais trabalharam, em 2013, "por um Brasil mais moderno e competitivo". No ranking dos Senadores, Veja apontou pelo segundo ano consecutivo o paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) entre os 10 senadores que mais se destacaram, no mesmo levantamento o senador Cícero Lucena (PSDB) ficou em 11º

O ranking, de acordo com a Veja, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação anove eixos fundamentais, "que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados".

A revista elogia a atuação dos parlamentares citados no ranking e diz que "o modo mais adequado de medir o desempenho de um parlamentar em favor de um Brasil mais moderno e competitivo é aferir a qualidade de seu ativismo, em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara e no Senado".

O chamado "ranking do progresso" analisou a atuação parlamentar dos deputados e senadores em relação aos nove temas, que de acordo com a revista "foram afetados de alguma maneira no Congresso pelas 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013".

A pesquisa foi feia pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos Sobre o Congresso – Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Iesp/UERJ. Os nove eixos de atuação dos parlamentares, considerados na pesquisa, foram: Carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; Infraestrutura (estradas, portos, aeroportos…); Combate a corrupção; Melhor gestão de gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco Regulatório claro e respeitado (agências regulatórias técnicas e independentes); Simplificação de regras e poda da selva burocrática; Governabilidade (relação entre os poderes) e Relações trabalhistas.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe