Categorias: Política

SURPRESA: político mais influente da Paraíba fica de fora do Ranking da Veja e silencia após não citação

PUBLICIDADE
SURPRESA: político mais influente da Paraíba fica de fora do Ranking da Veja e silencia após não citação

 
Causou surpresa na sociedade paraibana a não inclusão do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na lista "ranking do progresso” da Revista Veja da Editora Abril que avaliou o posicionamento de deputados federais e senadores em relação às propostas de ajuste na legislação brasileira capazes de contribuir para a consolidação de um país mais moderno e competitivo. A iniciativa, pioneira no Brasil, leva em conta nove eixos considerados fundamentais para que se alcance tal objetivo.
 
Cássio que foi cotado para liderar o PSDB no Senado e que é um dos mais influentes políticos do tucanato, tendo papel determinante na candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB) e favorito na disputa governamental do próximo ano, silenciou após não ter sido citado, e tendo que encarar os seus dois colegas paraibanos Vital do Rêgo (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB) ocuparem locais de destaque no levantamento que teve como critério a avaliação dos deputados e senadores referentes ao posicionamento favorável em temas importantes para a população, projetos de lei, pronunciamentos, relatórios e participação em comissões.

É aguardado um posicionamento de Cássio nos próximos dias sobre o tema que pegou todos os paraibanos de surpresa.

ENTENDA: A mais recente edição da Revista Veja traz um ranking com os deputados federais e senadores que mais trabalharam, em 2013, "por um Brasil mais moderno e competitivo". No ranking dos Senadores, Veja apontou pelo segundo ano consecutivo o paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) entre os 10 senadores que mais se destacaram, no mesmo levantamento o senador Cícero Lucena (PSDB) ficou em 11º

O ranking, de acordo com a Veja, considerou o posicionamento dos parlamentares em relação anove eixos fundamentais, "que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem integralmente empregadores e empregados".

A revista elogia a atuação dos parlamentares citados no ranking e diz que "o modo mais adequado de medir o desempenho de um parlamentar em favor de um Brasil mais moderno e competitivo é aferir a qualidade de seu ativismo, em palavras e votos, em relação a questões vitais em tramitação na Câmara e no Senado".

O chamado "ranking do progresso" analisou a atuação parlamentar dos deputados e senadores em relação aos nove temas, que de acordo com a revista "foram afetados de alguma maneira no Congresso pelas 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013".

A pesquisa foi feia pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos Sobre o Congresso – Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Iesp/UERJ. Os nove eixos de atuação dos parlamentares, considerados na pesquisa, foram: Carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; Infraestrutura (estradas, portos, aeroportos…); Combate a corrupção; Melhor gestão de gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco Regulatório claro e respeitado (agências regulatórias técnicas e independentes); Simplificação de regras e poda da selva burocrática; Governabilidade (relação entre os poderes) e Relações trabalhistas.

 

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025