TCE-PB realiza auditoria em 278 escolas de 80 municípios; confira os 32 itens que serão vistoriados

PUBLICIDADE

Desde o início da manhã desta terça-feira (25), cerca de 90  auditores e técnicos de controle externo do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) realizam, em todo Estado, a 2ª edição da operação Coordenada em Educação, para verificar itens relacionados à infraestrutura, alimentação, segurança e a prestação de serviços das escolas estaduais e municipais.

As 45 equipes de auditorias, distribuídas nas cidades da Paraíba, voltam às 278 escolas, sendo 96 estaduais e 182 municipais, distribuídas em 80 municípios. Das unidades visitadas, 214 estão localizadas na zona urbana e 64 na zona rural.

A finalidade dessa auditoria é retornar às escolas e fazer um comparativo para verificar se foram corrigidos os problemas encontrados no ano passado e que afetam o setor de educação. A 1ª Edição aconteceu em 07 de junho de 2022.

Os auditores de controle externo vão verificar  32 itens – entre eles, funcionamento da unidade escolar, a infraestrutura, a rede de energia elétrica, abastecimento de água, o acesso à Internet, biblioteca da unidade, merenda, almoxarifado, laboratórios especiais. Também estão sendo examinados aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndios e a limpeza dos estabelecimentos de ensino. A atualização, em tempo real, dos achados da auditoria, está sendo transmitida pelos painéis de controle instalados no Espaço Cidadania Digital do TCE.

Na primeira edição da auditoria, em 2022, foi constatado que 43% das escolas públicas visitadas não possuíam bibliotecas e 59% das unidades não têm laboratórios de informática. E ainda, 61% delas não possuem refeitórios adequados para os alunos realizarem refeições na unidade escolar.

O  presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, disse que a fiscalização está sendo realizada em um único dia, utilizando toda a força disponível de trabalho, reunindo auditores e técnicos. Segundo ele, a auditoria é realizada observando o Art. 45 da Lei de Responsabilidade Fiscal. “ A Lei Orçamentária e as de créditos adicionais só incluirão novos projetos após adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias”, relatou.

Trata-se de vistoria simultânea em unidades de ensino já visitadas na primeira edição e que estão distribuídas entre as quatro mesorregiões da Paraíba. Os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade dos gastos dos recursos em políticas e serviços públicos.

Cerca de 110 mil alunos são atendidos pelas escolas fiscalizadas, em um total de 2.415 salas de aula. As escolas foram escolhidas por meio de matriz de risco, baseado no nos dados do Índice de Desempenho na Educação Básica (Ideb), que compõe os Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos em Educação na Paraíba (IDGPB)-Ferramenta  do TCE-PB. Dentre esses, os seis maiores municípios em volume de recursos (João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita, Patos e Bayeux ).

Todos os dados e imagens coletados serão devidamente tratados e integrarão relatórios que serão anexados aos respectivos processos de acompanhamento da gestão. Essa documentação será encaminhada aos Conselheiros Relatores dos processos dos municípios relacionados às escolas fiscalizadas.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CONTRA-ATAQUE: 2º turno esquenta, e agora é Queiroga que aciona Justiça Eleitoral contra Cícero

O candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), apresentou uma Ação de Investigação…

23 de outubro de 2024

Juiz nega quinto pedido de prisão contra pediatra acusado de abuso sexual, mas impõe medidas cautelares

O juiz José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, negou o…

23 de outubro de 2024

‘Superestrela’ do PSB, João Campos cumpre agenda em CG para tentar ajudar Dr. Jhony a vencer Bruno

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), estará em Campina Grande na próxima sexta-feira…

23 de outubro de 2024

Jovem entra em surto e tenta invadir apartamentos de vizinhos em João Pessoa

Na manhã desta quarta-feira (23), um jovem colombiano de 29 anos sofreu um surto e…

23 de outubro de 2024

João fecha cooperação com o Ministério da Justiça e universidades para fortalecer a saúde mental de profissionais de segurança

O governador da Paraíba, João Azevêdo, assina nesta quarta-feira (23), às 14h, no Centro Integrado…

23 de outubro de 2024

No Brics, Lula defende meios de pagamentos alternativos para trocas comerciais entre os países do bloco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, hoje, quarta-feira (23/10), a criação…

23 de outubro de 2024