Categorias: Política

TCE quer plano de ação para Institutos de Previdência deficitários

PUBLICIDADE

 Na Paraíba, os institutos de previdência, em sua maioria, são deficitários e já causam preocupação ao Tribunal de Contas do Estado. Essa conclusão vem dos resultados da Auditoria Operacional realizada na PB Prev do Estado e em todos os regimes de previdência municipais, que terão um prazo de 90 dias para apresentar um “Plano de Ação” que estabeleça medidas necessárias à adequação às normas legais, em conformidade com os requisitos do Ministério da Previdência Social – MPS, segundo decidiu o Pleno do TCE.

O relatório do processo foi apresentado pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes na última sessão ordinária da Corte, quarta-feira (14), oportunidade em que resumiu as principais causas levantadas pelos auditores, especificamente, no tocante a quatro requisitos mínimos de governança e gestão dos RPPS – Regimes Próprios de Previdência Social, base cadastral dos RPPS, avaliação atuarial e carteiras de investimentos do RPPS.

O conselheiro alertou que as medidas apontadas pelo TCE-PB contribuem para o aprimoramento da gestão dos regimes próprios de previdência social do Estado e dos municípios da Paraíba, e devem ser observadas pelos gestores reeleitos e os novos que assumem os mandatos a partir de janeiro de 2017. Lembrou a situação deficitária dos institutos, quadro observado também nas análises das prestações de contas e motivo de reprovações de contas, especialmente nos casos em que as contribuições são recolhidas dos servidores e não repassadas aos institutos.

A Auditoria operacional realizada pelo TCE decorre de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, o Instituto Rui Barbosa – IRB e vinte e nove Tribunais de Contas brasileiros, em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) sob a coordenação do Tribunal de Contas da União.

O TCE-PB aplicou questionário a todos os entes da Paraíba com RPPS e de posse dessas informações recebidas foi procedida a avaliação de requisitos mínimos de governança e gestão dos RPPS. Esse trabalho levou em conta as informações cadastrais de servidores ativos, aposentados e pensionistas e ao controle desses dados pelos RPPS, segundo o relatório.

Referentes aos requisitos mínimos de governança, a Auditoria constatou falhas no envio mensal da folha de pagamento analítica à Unidade Gestora do RPPS, bem como nas informações detalhadas que viabilizem o controle tempestivo sobre os repasses e os pagamentos de parcelamento. Desatualização na base cadastral e falta de regularidade nas datas de avaliação atuarial, impossibilitando o registro correto das provisões matemáticas previdenciárias.

Outro aspecto apontado pelo relator diz respeito a inconsistências nas previsões dos riscos de determinadas aplicações, levando-se em conta fatores como composição da carteira do fundo, concentração em relação ao emissor, previsão de aportes adicionais e credenciamento do fundo entre outros aspectos, podendo dificultar a tomada de decisão em relação à escolha da aplicação financeira.

 



TCE/PB

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Treze sai na frente com 1º tempo dominante, mas Auto Esporte arranca empate no Amigão

Em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Paraibano 2025, Treze e Auto Esporte-PB empataram…

12 de janeiro de 2025

Botafogo-PB se impõe em casa e vence o Nacional de Patos por 4 a 2 na estreia pelo Campeonato Paraibano 2025

O Botafogo-PB estreou com o pé direito no Campeonato Paraibano 2025, derrotando o Nacional de…

12 de janeiro de 2025

Programa “Ô Paraíba Boa” volta ao ar em novo horário e formato na Rádio 100.5 FM nesta segunda (13)

A partir da próxima segunda-feira (13), os ouvintes da Rádio 100.5 FM poderão conferir o…

12 de janeiro de 2025

Policial militar do RN morre em academia de João Pessoa após sofrer mal súbito

Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu neste sábado (11) enquanto treinava em…

12 de janeiro de 2025

Multidão lota a Praia de Tambaú na segunda noite do Festival Forró Verão

Uma multidão lotou a Praia de Tambaú, neste sábado (11), para cantar e dançar ao…

12 de janeiro de 2025

Procon-JP alerta que novas regras garantem a troca de plano em caso de exclusão de hospitais e/ou serviços

O consumidor que tem plano de saúde e fica insatisfeito com a exclusão de um…

12 de janeiro de 2025