TCE reprova contas de Alhandra e prefeito Renato Mendes terá que devolver mais de R$ 300 mil aos cofres da prefeitura

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Contas/PB aprovou, em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (09), as contas das prefeituras de Barra de Santana e Cacimbas, referentes a 2022. Também as de Itatuba no exercício de 2021, e de Coremas, remanescente de 2020. Reprovadas foram as prestações de contas municipais de Jericó (2022), durante a gestão do prefeito Kadson Valberto Lopes Monteiro, bem como as de Alhandra (2020), sob a responsabilidade do então prefeito Renato Mendes Leite.

Além das contas reprovadas, o prefeito Renato Mendes terá de repor aos cofres da prefeitura, no prazo de 60 dias, a quantia de R$ 302 Mil, a ele imputado, em virtude de despesas não comprovadas, conforme o voto do relator, conselheiro Fernando Rodrigues Catão. No caso de Jericó, a principal irregularidade e que ensejou a reprovação, foi o não cumprimento do percentual mínimo para gastos em educação, abaixo dos 25% exigidos pela Constituição. O relator do processo foi o conselheiro Renato Sérgio Santiago Melo. Em ambos os processos cabem recursos.

Regulares foram julgadas as contas de 2023, prestadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, de responsabilidade de Gilmar Martins de Carvalho Santiago, bem como, as da chefe da Defensoria Pública do Estado, Maria Madalena Abrantes, e da Polícia Civil do Estado da Paraíba, sob o comando do gestor André Luiz Rabelo de Vasconcelos.

Voto de Aplausos e Medalha Cunha Pedrosa – O Pleno do Tribunal de Contas/PB aprovou, nesta quarta-feira (09), “Voto de Aplausos” ao IBDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, em virtude da realização do 38º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que se realiza no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, assim como, a concessão da “Medalha Cunha Pedrosa” – a mais alta condecoração da Corte, à professora Cristiana Fortini, em virtude de sua atuação na presidência do IBDA, e pelo seu empenho para trazer à Paraíba o evento, que reúne mais de 2.500 participantes. A proposição do “Voto de Aplausos” foi do conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Composição – O Tribunal de Contas realizou sua 2467ª sessão ordinária remota e presencial, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

 

Ascom/TCE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após não descartar presidência da Mesa Diretora, mais votado para CMJP já acena para ALPB em 2026

Carlos Gustavo Gomes de Oliveira, conhecido como Guga Pet, se destacou como o vereador mais…

9 de outubro de 2024

Termina nesta quinta prazo de inscrições para o concurso da PB Saúde

Termina nesta quinta-feira (10) às 23h59 o período de inscrições para o segundo concurso público…

9 de outubro de 2024

Juiz adia audiências em São Bento devido a clima de tensão após eleições

O juiz Rúsio Lima de Melo, da Vara Única de São Bento, decidiu suspender todas…

9 de outubro de 2024

 TJPB divulga lista tríplice do MPPB para cargo de desembargador

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) definiu, nesta quarta-feira (9), a lista tríplice do…

9 de outubro de 2024

Sem zebra! João Azevêdo vê entrada de Queiroga no 2º turno como resultado esperado

Em entrevista nesta quarta-feira (09), o governador João Azevêdo (PSB) avaliou a chegada de Marcelo…

9 de outubro de 2024

Tribunal de Justiça da PB elege Fred Coutinho como novo presidente e Onaldo para desembargador

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) elegeu, por unanimidade, o desembargador Fred Coutinho como…

9 de outubro de 2024