A Paraíba o tempo todo  |

TCU: Damião sofre derrota esmagadora para Ana Arraes

PSB mostra força e emplaca Ana Arraes na vaga de Ministro do TCU; deputada de PE teve 222 votos e Damião Feliciano apenas 33 votos

O PSB mais uma vez mostrou sua força política e conseguiu emplacar a deputada federal Ana Arraes (PSB), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) na vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. A escolha da socialista aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), durante votação na Câmara Federal.

A socialista abarcou 222 votos, Aldo Rebelo 149 e Átila Lins 47.

Entre os postulantes ainda estava o deputado federal da Paraíba, Damião Feliciano. O paraibano foi um dos oito candidatos a vaga, mas não conseguiu sequer ficar entre os três primeiros colocados. O paraibano ficou em quarto lugar, com apenas 33 votos.

Apesar da disputa está polarizada entre Ana Arraes (PSB) e Aldo Rabelo, nos bastidores do Congresso Nacional já se dava como certa a vitória de Ana Arraes.

A socialista será a primeira mulher a fazer parte do TCU como mininstra.

No páreo, além de Ana Arraes, (PSB) estavam: Damião Feliciano (PDT), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Átila Lins (PMDB-AM), Milton Monti (PR-SP), Vilson Covatti (PP-RS), Sérgio Brito (PSC-BA), além do técnico do TCU Rosendo Severo.

No discurso ainda como candidata, Ana Arraes ressaltou que tem crescido muito a participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil, sobretudo com o governo da presidenta Dilma. "Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a participação igualitária das mulheres no processo de tomadas de decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para que a composição da sociedade esteja realmente refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do país", afirmou.

Relembrando sua história de vida e a longa militância política, a deputada, que é advogada e ex-servidora do Tribunal de Contas de Pernambuco, disse ainda que se sente plenamente habilitada a ser a primeira Ministra do Tribunal de Contas da União.

"Vou trabalhar para que o Tribunal de Contas da União seja rigoroso com o gestor reconhecidamente perdulário ou improbo, mas que possa também exercer o relevante e estratégico papel pedagógico de orientar, capacitar e qualificar os gestores empenhados em servir ao Brasil", completou.

A deputada Ana Arraes tem 64 anos e é filha de Miguel Arraes, três vezes governador de Pernambuco, que morreu em 2005. Atualmente, ela está na segunda legislatura na Câmara dos Deputados e é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-líder de bloco parlamentar.

Com a saída de Ana Arraes, assume a vaga como titular o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que atualmente é suplente. Na vaga deixada por Santiago, toma posse como deputado o terceiro suplente, Severino de Souza Silva (PSB-PE).
 

 


PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe