Categorias: Política

TCU: Damião sofre derrota esmagadora para Ana Arraes

PUBLICIDADE

PSB mostra força e emplaca Ana Arraes na vaga de Ministro do TCU; deputada de PE teve 222 votos e Damião Feliciano apenas 33 votos

O PSB mais uma vez mostrou sua força política e conseguiu emplacar a deputada federal Ana Arraes (PSB), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) na vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. A escolha da socialista aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), durante votação na Câmara Federal.

A socialista abarcou 222 votos, Aldo Rebelo 149 e Átila Lins 47.

Entre os postulantes ainda estava o deputado federal da Paraíba, Damião Feliciano. O paraibano foi um dos oito candidatos a vaga, mas não conseguiu sequer ficar entre os três primeiros colocados. O paraibano ficou em quarto lugar, com apenas 33 votos.

Apesar da disputa está polarizada entre Ana Arraes (PSB) e Aldo Rabelo, nos bastidores do Congresso Nacional já se dava como certa a vitória de Ana Arraes.

A socialista será a primeira mulher a fazer parte do TCU como mininstra.

No páreo, além de Ana Arraes, (PSB) estavam: Damião Feliciano (PDT), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Átila Lins (PMDB-AM), Milton Monti (PR-SP), Vilson Covatti (PP-RS), Sérgio Brito (PSC-BA), além do técnico do TCU Rosendo Severo.

No discurso ainda como candidata, Ana Arraes ressaltou que tem crescido muito a participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil, sobretudo com o governo da presidenta Dilma. "Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a participação igualitária das mulheres no processo de tomadas de decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para que a composição da sociedade esteja realmente refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do país", afirmou.

Relembrando sua história de vida e a longa militância política, a deputada, que é advogada e ex-servidora do Tribunal de Contas de Pernambuco, disse ainda que se sente plenamente habilitada a ser a primeira Ministra do Tribunal de Contas da União.

"Vou trabalhar para que o Tribunal de Contas da União seja rigoroso com o gestor reconhecidamente perdulário ou improbo, mas que possa também exercer o relevante e estratégico papel pedagógico de orientar, capacitar e qualificar os gestores empenhados em servir ao Brasil", completou.

A deputada Ana Arraes tem 64 anos e é filha de Miguel Arraes, três vezes governador de Pernambuco, que morreu em 2005. Atualmente, ela está na segunda legislatura na Câmara dos Deputados e é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-líder de bloco parlamentar.

Com a saída de Ana Arraes, assume a vaga como titular o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que atualmente é suplente. Na vaga deixada por Santiago, toma posse como deputado o terceiro suplente, Severino de Souza Silva (PSB-PE).
 

 


PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba não receberá tropas federais no 2º turno das Eleições 2024

O estado da Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições de…

23 de outubro de 2024

Paraíba fica de fora da lista dos estados com municípios mais ricos no agronegócio

A Paraíba não figura entre os estados com os municípios mais ricos do agronegócio brasileiro,…

23 de outubro de 2024

‘Superestrela’ do PSB, João Campos cumprirá agenda em Campina Grande para tentar ajudar Dr. Jhony a vencer Bruno

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), estará em Campina Grande na próxima sexta-feira…

23 de outubro de 2024

Assaltante comete dois roubos a postos de gasolina em Santa Rita em menos de cinco minutos

Um assaltante em uma motocicleta realizou dois roubos a postos de gasolina em Santa Rita,…

23 de outubro de 2024

Em baixa: evento de Marcelo Queiroga com Michelle Bolsonaro foi aquém do esperado

O ato público de campanha de Marcelo Queiroga (PL), candidato à prefeitura de João Pessoa,…

23 de outubro de 2024

Coligação de Cícero pede cassação de Queiroga e Queiroz por abuso de poder e fake news na campanha

A coligação "João Pessoa no Caminho Certo", ao qual o candidato a reeleição Cícero Lucena…

23 de outubro de 2024