A polêmica em tono da campanha eleitoral deste ano em forma presencial versus a pandemia causada pelo novo coronavírus vem à tona mais uma vez com a proximidade do período para a realização das convenções partidárias. Em entrevista a secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB), Aline Vilar, destacou que apesar do modelo presencial não estar sendo proibido pela Justiça Eleitoral na realização das convenções, os partidos políticos devem observar a pandemia sanitária. Ela também comentou sobre quais partidos já marcaram suas datas.
Segundo ela, essa e outras advertências da Justiça Eleitoral estão na Resolução 23.623 que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou e divulgou há poucos dias e precisam ser seguidas à risca pelos pré-candidatos e pelas agremiações partidárias que estão entrando na disputa eleitoral. Pela resolução, além das regras sanitárias para a modalidade presencial das convenções partidárias liberadas desde a segunda-feira (31), e que deverão ocorrer até o próximo dia 16, os partidos podem definir suas candidaturas majoritária e proporcionais, mas, para tanto, precisam estar registrados no TRE até a data da convenção. “Após os eventos, passado o prazo de um dia, precisam encaminhar a ata da convenção à Justiça Eleitoral pela internet, por meio do sistema Candex, que está disponível no site do TRE paraibano”, disse.
Convenções já agendadas
Até o momento a coordenação de campanha do DEM de João Pessoa, que tem como pré-candidato a prefeito o ex-deputado estadual Raoni Mendes, definiu como o dia 12 de setembro sua convenção. A informação é do próprio pré-candidato, ao salientar que estão sendo discutidos a definição da modalidade da convenção, se presencial ou se via internet, como tem acontecido com as lives da agremiação partidária desde março do ano.
O vereador João Almeida, pré-candidato do Solidariedade à prefeitura da capital, disse que seu partido estará fazendo a mesma coisa, mas em reunião que deve acontecer nesta semana, e que todas as precauções da Justiça Eleitoral serão levadas em conta. Coordenador da campanha do PSDB, Gustavo Nogueira, disse que ainda não havia nada definido a esse respeito, mas que ainda no decorrer desta semana o próprio pré-candidato, deputado federal Ruy Carneiro, vai sentar para tratar do assunto com seus auxiliares. “Inclusive sobre o nome do vice”, disse.
Gerson Vasconcelos, do Rede Sustentabilidade, também informou que a data e o local da convenção serão anunciados ainda no meio da semana, e que a previsão é para entre os dias 12 e 16. “Quanto ao candidato a vice, estamos fazendo uma construção coletiva”, completou. O PSoL, do pré-candidato Carlos Monteiro, também tem reunião do diretório municipal marcada para definir a data da convenção no decorrer desta semana. Ainda na capital paraibana, o MDB e o Progressistas já definiram as datas de suas convenções. O evento do MDB acontecerá no dia 15 de setembro. Em João Pessoa, a sigla disputa a prefeitura com o pré-candidato Nilvan Ferreira.
No dia 16 de setembro será a vez do Progressistas, que apresenta o ex-prefeito Cícero Lucena como pré-candidato. Em outras regiões da Paraíba, alguns partidos também já anunciaram as datas de realização de suas convenções, a exemplo do MDB em Guarabira, no dia 15; PSDB, também de Guarabira, no dia 9; MDB em Campina Grande, no dia 16; PCdoB em Campina Grande, dia 16; Patriota em Campina Grande, dia 12; e o Progressistas em Soledade, no dia 11 de setembro.
Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para permitir a continuidade do uso…
Expectativa, sonho e realização. Uma noite de celebração e o cinema como instrumento de transformação…
A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…