Michel Temer condiciona concessões à privatização de empresas públicas por Estados; RC deve debater tema na PB
“Eu não sei até quando a Paraíba vai aguentar essa discriminação por parte do governo central, desabafou o líder do Governo Hervázio Bezerra
A polêmica sobre a suposta privatização da Companhia de Água e Esgotos na Paraíba (Cagepa) ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira de fogo após o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, Hervázio Bezerra (PSB) revelar que o governo federal, capitaneado pelo presidente Michel Temer (PMDB), é quem está pressionando os Estados a adotarem a medida.
Segundo Bezerra, Temer deixou claro, em entrevista veiculada ontem, na imprensa nacional, que só seria possível fazer algumas concessões para os Estados caso estes também adotassem a política da privatização, principalmente no tocante a bancos, empresas de energia e também de água e esgoto.
“Ontem eu conversei rapidamente com o governador e com o secretário João Azevêdo sobre a declaração do presidente da República, Michel Temer, que dizia que para que fosse possível fazer algumas concessões aos Estados, esses Estados que possuíssem bancos, empresa de energia e empresa de água teriam que privatizar os serviços, ou seja, uma forma ‘forçação’ de barra tremenda e eu não sei como é que o governador Ricardo Coutinho, que é quem vai decidir essa questão, vai se comportar”, disse.
Segundo Hervázio, em conversa com o governador, ainda na noite de ontem, o chefe do executivo externou a preocupação com a imposição do governo central.
“Conversei rapidamente com o governador e ele me externava a sua preocupação com relação a isso. Esse é um tema que vamos aprofundar, mas o principal é saber a decisão do governador Ricardo Coutinho. Eu acho que qualquer ação nossa nesse momento é precipitada. Agora enquanto a oposição já procura tirar vantagem política dessa questão, ontem Temer assumiu sem meias palavras que só libera o financiamento para os Estados se eles fizerem essa ação de privatização”, relatou.
Indagado se o Govero da Paraíba será obrigado a privatizar a Cagepa, Hervázio lembrou que ainda essa semana o próprio secretário de Recursos Hídricos, João Azevêdo, garantiu que essa tese estaria descartada, no entanto, ressaltou que a imposição do Governo Federal é “erga omnes”, ou seja, vale para todos os Estados, incluindo a Paraíba.
“A verdade não é o governo da Paraíba que o governo está obrigando a adotar essa medida, mas todos os Estados da Federação devido a uma imposição do governo central, agora todos conhecem o estilo do governador. Não posso me antecipar e dizer se ele vai suportar ou não. A Paraíba vai dizer sim ou não. Essas questões só quem pode definir é Ricardo, muito embora o secretário Azevedo tenha dito que está descartado essa privatização. Eu não sei até quando a Paraíba vai aguentar essa discriminação por parte do governo central”, desabafou.
PB Agora