Categorias: Política

Temer quer forçar Estados a privatizar empresas públicas

PUBLICIDADE

Michel Temer condiciona concessões à privatização de empresas públicas por Estados; RC deve debater tema na PB


“Eu não sei até quando a Paraíba vai aguentar essa discriminação por parte do governo central, desabafou o líder do Governo Hervázio Bezerra

A polêmica sobre a suposta privatização da Companhia de Água e Esgotos na Paraíba (Cagepa) ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira de fogo após o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, Hervázio Bezerra (PSB) revelar que o governo federal, capitaneado pelo presidente Michel Temer (PMDB), é quem está pressionando os Estados a adotarem a medida.

Segundo Bezerra, Temer deixou claro, em entrevista veiculada ontem, na imprensa nacional, que só seria possível fazer algumas concessões para os Estados caso estes também adotassem a política da privatização, principalmente no tocante a bancos, empresas de energia e também de água e esgoto.

“Ontem eu conversei rapidamente com o governador e com o secretário João Azevêdo sobre a declaração do presidente da República, Michel Temer, que dizia que para que fosse possível fazer algumas concessões aos Estados, esses Estados que possuíssem bancos, empresa de energia e empresa de água teriam que privatizar os serviços, ou seja, uma forma ‘forçação’ de barra tremenda e eu não sei como é que o governador Ricardo Coutinho, que é quem vai decidir essa questão, vai se comportar”, disse.

Segundo Hervázio, em conversa com o governador, ainda na noite de ontem, o chefe do executivo externou a preocupação com a imposição do governo central.
“Conversei rapidamente com o governador e ele me externava a sua preocupação com relação a isso. Esse é um tema que vamos aprofundar, mas o principal é saber a decisão do governador Ricardo Coutinho. Eu acho que qualquer ação nossa nesse momento é precipitada. Agora enquanto a oposição já procura tirar vantagem política dessa questão, ontem Temer assumiu sem meias palavras que só libera o financiamento para os Estados se eles fizerem essa ação de privatização”, relatou.

Indagado se o Govero da Paraíba será obrigado a privatizar a Cagepa, Hervázio lembrou que ainda essa semana o próprio secretário de Recursos Hídricos, João Azevêdo, garantiu que essa tese estaria descartada, no entanto, ressaltou que a imposição do Governo Federal é “erga omnes”, ou seja, vale para todos os Estados, incluindo a Paraíba.

 

“A verdade não é o governo da Paraíba que o governo está obrigando a adotar essa medida, mas todos os Estados da Federação devido a uma imposição do governo central, agora todos conhecem o estilo do governador. Não posso me antecipar e dizer se ele vai suportar ou não. A Paraíba vai dizer sim ou não. Essas questões só quem pode definir é Ricardo, muito embora o secretário Azevedo tenha dito que está descartado essa privatização. Eu não sei até quando a Paraíba vai aguentar essa discriminação por parte do governo central”, desabafou.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Filme de ação em Mamanguape: PRF intercepta veículo roubado e perseguição termina em tiroteio e suspeito ferido

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024