A Paraíba o tempo todo  |

Torturados pelo Regime Militar na Paraíba serão ouvidos

 A Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba realizará em Campina Grande nesta terça-feira (06), a audiência pública denominada "As Granjas do Terror", com depoimentos de quatro vítimas de tortura durante o regime militar na Paraíba. Irão depor na audiência,  o atual secretário municipal de Assistência Social de Campina Grande João Dantas, o sindicalista Jorge Cirne e as professoras Maura Pires e Josélia Wellen. Pela manhã, das 9h às 12h serão ouvidas as duas professoras e à tarde, das 14h às 18h, serão ouvidos os dois homens.

O evento acontecerá no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os integrantes da Comissão Estadual da Verdade vão gravar depoimentos destas quatro pessoas que foram torturadas no período do regime militar (1964-1985) em granjas particulares na cidade: "A gente está chamando de as ‘granjas do terror’ os locais onde essas quatro pessoas foram torturadas, e muitas propriedades particulares foram cedidas para esse tipo de prática", destaca o professor Fábio Freitas, vice-coordenador da Comissão de Direitos Humanos da UFCG e integrante da Comissão Estadual da Verdade.

De acordo com Fábio Freitas, o objetivo da audiência é colher os depoimentos das pessoas vítimas de tortura, para confrontar com os documentos históricos que existem da época em que os atos foram praticados. "Com esta metodologia de ouvir as pessoas envolvidas, e confrontando com o que está documentado, vamos preparar relatórios no sentido de ajudar a esclarecer a verdade e a reescrever esta história", explica o professor que coordena um dos 10 Grupos de Trabalho da comissão, o do Mapa da Tortura, responsável pela audiência.

Na Paraíba, a Comissão da Verdade tem procurado esclarecer os abusos cometidos contra brasilerios no período da Didatura Militar. 

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe