Categorias: Política

TRADIÇÃO FAMILIAR: parentes de políticos tentam se replicar no poder

PUBLICIDADE

Sobre um pretexto de tradição política, ou de confiança, muitos políticos paraibanos tentam lançar seu parentes nas eleições paraibanas. A partir da Capital percebe- se, no cenário político, a forte presença dos irmãos gêmeos Luciano e Lucélio Cartaxo. O primeiro é prefeito e pretende fortalecer seu poderio político.

 

Para tanto, aposta no segundo. Quer elegê-lo governador. Se assim o fizer, os irmãos Cartaxo terão o controle da Prefeitura da Capital e do Governo do Estado. Se Luciano Cartaxo conseguir colocar Lucélio no Palácio da Redenção, será um feito inédito na política da Paraíba. Nunca dois parentes realizaram tal façanha.

 

A família Cunha Lima já realizou este sonho de consumo dos políticos em relação à Prefeitura de Campina Grande e ao Governo do Estado. Ao mesmo tempo em que Ronaldo governou a Paraíba, entre 1991 e 1994, seu filho, Cássio, administrou a segunda maior cidade paraibana entre 1989 e 1993. Isso depois de suceder o pai.

 

Para as eleições deste ano, estão previstas inúmeras dobradinhas entre políticos da mesma família. Ainda na Capital, estarão na disputa por vagas na Câmara Federal e na Assembleia os irmãos Benjamin e Olenka Maranhão (ambos do MDB). Eles ainda contam com o importante apoio do tio, o senador José Maranhão, que disputará o Governo pela quarta vez.

 

Em Patos e Juazeirinho, pares de irmãos estarão em campanha. No entanto, apenas um em cada cidade estará na disputa. Em Patos, o empresário Gustavo Wanderley (PSDB) disputará uma cadeira na Assembleia com o apoio do irmão, o prefeito Dinaldinho Wanderley (PSDB). Gustavo ainda terá o reforço do pai e da mãe, os ex-deputados Dinaldo e Edna Wanderley.

 

Entre João Pessoa, Campina Grande e Sousa, três membros da família Gadelha já estão em cena: o ex-deputado federal Leonardo Gadelha planeja voltar à Câmara Federal, em dobradinha com o tio, Renato Gadelha, que já é deputado estadual, e com o apoio de outro tio, Dalton (irmão de Renato) que mira o Senado. Os três têm apoio do influente ex-senador Marcondes Gadelha (pai de Leonardo e irmão de Renato e Dalton) e do ex-prefeito André Gadelha, primo deles.

 

Gadelha sem o sobrenome, o deputado Lindolfo Pires (primo de todos eles) está do outro lado. Vai disputar em faixa própria, com o apoio do prefeito de Sousa e amigo, Fábio Tyrone. Em Patos, pai e filho também estão na disputa. O deputado estadual Nabor Wanderley é pai do deputado federal Hugo Motta. Filiados ao PRB, os dois vão para a reeleição. Vão enfrentar a máquina administrativa da Prefeitura, hoje sob o comando do primo Dinaldinho Wanderley. Nabor e Hugo contam com o apoio da sogra e avó, Francisca Motta, que foi prefeita de Patos e ainda exerce forte influência na política local. Sem território bem definido, outra dupla de pai e filho tentará se manter no poder a partir de 2019: Wellington e Caio Roberto, respectivamente deputados federal e estadual. Ambos são filiados ao PR.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgada 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)…

22 de dezembro de 2024

Candidato aprovado fora do número de vagas não tem direito à nomeação; entenda

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a sentença que…

22 de dezembro de 2024

Homem e mulher são encontrados mortos no município de Aparecida, no Sertão da Paraíba

Os corpos de um casal foram encontrados em um local próximo  à barragem de Acauã,…

22 de dezembro de 2024

Avaliação semanal da Sudema atesta qualidade das praias de João Pessoa em condições de balneabilidade

O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…

22 de dezembro de 2024

Polícia Federal prende, em praia de João Pessoa, homem suspeito de liderar facção criminosa da Bahia

No final da manhã deste domingo (22), a Polícia Federal capturou em João Pessoa o…

22 de dezembro de 2024

Beneficiários do Auxílio Moradia têm até o dia 31 para atualizar cadastro em João Pessoa

A atualização cadastral do Auxílio Moradia, da Prefeitura de João Pessoa, acontece até o próximo…

22 de dezembro de 2024