Prestes a iniciar o prazo para o início das convenções eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) reuniu no último final de semana, representantes de partidos políticos de todo o estado para discutir o Processo de Registro de Candidaturas para as eleições municipais deste ano através do Sistema Candex.
O encontro, coordenado pelo secretário Judiciário e da Informação do Regional, Marinaldo Gonçalves, da secretária da Corregedoria do Tribunal, Alexandra Maria Soares Cordeiro e pela presidente do TRE-PB, Agamenilde Dias, teve como objetivo esclarecer dúvidas e alinhar procedimentos para garantir que os registros sejam realizados de forma correta e dentro dos prazos estipulados pela legislação eleitoral.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
De acordo com o calendário eleitoral, após o fim do prazo das convenções, em 5 de agosto, os partidos terão um prazo de 10 dias para a realização do registro de candidatura, o que vai permitir que os futuros candidatos tenha um número de identificação, faça campanha eleitoral e receba recursos. O prazo para isso se encerra no dia 15 de agosto.
As eleições em 2024 acontecem em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades.
Redação