O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou na tarde de hoje a convocação de tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições deste ano em três municípios paraibanos: Cabedelo, Bayeux e Queimadas. A decisão foi tomada após o tribunal avaliar os pedidos dos juízes eleitorais locais.
A convocação de tropas federais surge em um contexto de crescente preocupação com a segurança nas zonas eleitorais. A decisão segue parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral e será encaminhada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as providências finais.
De acordo com a relatora dos processos, a desembargadora Agamenilde Dias, o envio das tropas federais servirá como um reforço adicional às forças de segurança locais. Ela destacou que, apesar das condições satisfatórias das forças estaduais, a atuação das tropas federais é justificada pela situação excepcional nas cidades.
“Embora o Estado tenha demonstrado capacidade para manter a ordem, a presença das tropas federais é vista como um suporte essencial para enfrentar os desafios de segurança, sem desmerecer o trabalho das forças locais”, afirmou Agamenilde Dias.
O ‘forte acirramento político’ motivou o envio de tropas federais no caso do município de Queimadas, na Região Metropolitana de Campina Grande.