O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) condenou, por unanimidade, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles, ao pagamento de uma multa de R$ 20 mil por calúnia, injúria e difamação contra o deputado Chico Mendes, pré-candidato à prefeitura da cidade. A decisão foi tomada em sessão realizada nesta quinta-feira.
A desembargadora eleitoral Maria Cristina Santiago, relatora do caso, concluiu que Aldemir fez propaganda eleitoral negativa antecipada, com ataques à honra e imagem de Mendes, configurando um pedido de não voto. A proposta inicial previa uma multa de R$ 10 mil, mas o desembargador Oswaldo Trigueiro sugeriu dobrar o valor devido à gravidade das condutas e à reincidência dos ataques.
Trigueiro ressaltou que Aldemir já havia sido condenado anteriormente por ofensas semelhantes. Em uma entrevista, o prefeito de Cajazeiras chamou o deputado Chico Mendes de “sonegador, delinquente, dono de jogo do bicho e analfabeto”, entre outros insultos, sem apresentar provas.
Os desembargadores eleitorais criticaram a postura de Aldemir, afirmando que a política deve ser feita com respeito aos adversários. A decisão do TRE reformou o julgamento anterior da Justiça Eleitoral de Cajazeiras, que havia considerado as declarações do prefeito como liberdade de expressão.
Esta condenação marca a segunda vez que Zé Aldemir é penalizado por ataques de calúnia, injúria e difamação contra o deputado Chico Mendes.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…