O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta quarta-feira (02), a devolução de documentos apreendidos durante uma operação realizada pela Polícia Federal na residência do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). A apreensão ocorreu como parte da terceira fase da Operação Território Livre e tinha como alvo a primeira-dama, Lauremília Lucena. Apesar disso, apenas os telefones pertencentes a Lauremília continuarão em poder dos investigadores.
De acordo com apuração do MaisPB, a decisão foi tomada pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, relator do processo. Ele determinou que o delegado da Polícia Federal responsável pela operação devolva os documentos apreendidos. A decisão foi acompanhada por unanimidade pela Corte Eleitoral.
Walter Agra, advogado de defesa de Cícero Lucena, criticou a operação, argumentando que ela extrapolou os limites do mandado, que deveria ter sido restrito a Lauremília. Segundo ele, foram recolhidos seis envelopes com documentos, todos encontrados no quarto do casal. “Como separar o que pertence a cada um?”, questionou Agra, que também destacou que a Polícia Federal havia solicitado autorização ao TRE para realizar buscas contra Cícero, mas o pedido foi negado.
Já o procurador-regional Eleitoral substituto, Djalma Gusmão Feitosa, ressaltou que a proteção conferida por prerrogativa de foro se aplica apenas a cargos, e não se estende a imóveis ou pessoas ligadas aos detentores de foro. Ele defendeu a manutenção da apreensão apenas dos telefones de Lauremília, afirmando que “a busca foi direcionada a uma pessoa sem foro, e o imóvel em questão é particular.”
A decisão do TRE representa um revés para a investigação da Polícia Federal, que continua com os telefones da primeira-dama para análise, enquanto os demais documentos serão devolvidos.
A Paraíba registrou excelentes índices de ocupação hoteleira durante o feriado prolongado da Semana Santa…
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira…
Nesta quarta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu em favor da obrigatoriedade…
Após ser destaque no ranking da Decolar como um dos destinos mais procurados para os…
Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começarão a ser…
A ponte sobre o Rio Cuiá, que fará a ligação entre os bairros de Mangabeira…