Categorias: Política

TRE-PB deve aprovar amanhã a resolução contendo as regras das eleições para escolha do prefeito e vice-prefeito de Cabedelo

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) deve aprovar amanhã a resolução contendo as regras e o calendário das novas eleições para escolha do prefeito e vice-prefeito de Cabedelo, que serão realizadas no dia 9 de dezembro, das 8h às 17h, para o exercício do mandato até 31 de dezembro de 2020.

A resolução está sendo elaborada pelo juiz Antônio Carneiro de Paiva Junior, corregedor-geral substituto, conforme foi determinado em resolução preliminar aprovada, por unanimidade, pela Corte Eleitoral na sexta-feira passada, designando à Corregedoria Regional Eleitoral atribuição para elaborar Resolução estabelecendo as instruções necessárias para a realização do pleito, que terão prazos mais curtos.

A realização de novas eleições em Cabedelo vai ocorrer devido as vacâncias dos cargos no Executivo Municipal, com a renúncia do ex-prefeito Leto Viana, devido a envolvimento no escândalo da Operação Xeque- mate, do cargo de prefeito, e a morte do vice, Flávio Oliveira, em julho, em decorrência de um ataque cardíaco.

Até o próximo dia 12 de novembro quem estará respondendo pela Corregedoria é o juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, decano (membro mais antigo da Corte), já que o atual corregedor-geral eleitoral, o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, passou à condição de presidente do TRE-PB, com o fim do biênio do desembargador Romero Marcelo da Fonseca.

A resolução que será aprovada pela Corte terá todos os prazos do processo, desde o da realização das convenções partidárias para escolha dos candidatos, até a data da diplomação dos eleitos, com aplicação da legislação eleitoral vigente.

A Justiça Eleitoral teria até 90 dias para realizar as eleições suplementares em Cabedelo, mas devido à urgência e da própria situação administrativa da cidade, que teve o ex-prefeito afastado do cargo e preso, por envolvimento na Operação Xeque-mate, deflagrada em conjunto pelo órgão e a Polícia Federal, no último dia 3 de abril.

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Produção de camarão na Paraíba cresce 13,8% em 2023, atingindo recorde histórico

A produção de camarão na Paraíba registrou um crescimento significativo de 13,8% em 2023, atingindo…

19 de setembro de 2024

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Nas eleições municipais deste ano, eleitoras e eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça…

19 de setembro de 2024

Streaming ilegal: operação tira 675 sites e 14 apps do ar e prende suspeitos

Nesta quinta-feira (19), uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar…

19 de setembro de 2024