O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) começou nessa terça-feira (15) a preparação das urnas para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que acontece no dia 27 de outubro para definir o prefeito dos próximos quatro anos em João Pessoa e em Campina Grande. Na capital, a ação é realizada no Núcleo de Voto Informatizado (NVI), localizado na Av. Hilton Souto Maior, s/n, no bairro do José Américo.
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro em João Pessoa e, em Campina Grande, nos dias 16 e 17 de outubro, as memórias de resultado preparadas para segundo turno começam a ser inseridas nas urnas eletrônicas. Após as urnas prontas, a distribuição acontecerá a partir do dia 24 de outubro a depender das zonas eleitorais.
Esse procedimento vai atender a capital que possui 216 locais de votação, com 1652 seções distribuídas em cinco ( 01, 64, 70, 76 e 77) zonas eleitorais para atender 566.293 eleitores aptos, tendo o maior número de eleitores do estado. Já o município de Campina Grande possui 298.896 eleitores aptos, divididos em 124 locais de votação, nas 931 seções, que pertencem às três ( 16, 17 e 72) zonas eleitorais.
Segundo a Constituição de 1988, nos arts. 28, 29, inciso II, e 77, o segundo turno acontece em municípios com mais de 200 mil eleitores, pelo critério da maioria absoluta de votos, sendo necessário o candidato obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos), e não somente ter mais votos que os demais candidatos.
PB Agora
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…
O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…