Categorias: Política

TRE recebe pedido de impugnação contra Cássio

PUBLICIDADE

Coligação Paraíba Unida ingressa com novo pedido de impugnação contra o ex-governador Cássio

A consultoria jurídica da Coligação Paraíba Unida, formada pelo (PMDB, PT, PSC, PC do B, PR, PRB, PT do B, PMN, PHS, PSL e PP) ingressou, no inicio da noite desta terça-feira (13), com um novo pedido de impugnação da candidatura do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

A coligação é representada pelo advogado Marcelo Weick. Ele contesta a liberação do acesso do tucano, visto que o mesmo foi julgado e condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por uso de um programa de Governo durante as eleições de 2006.

Conforme o advogado, a liberação do acesso aos cargos da Administração à pessoa comprovadamente desonesta atenta contra a própria sobrevivência do Estado enquanto veículo de realização dos interesses coletivos”.

Confira abaixo AIRC interposta hoje, 13/07/2010, às 18:48, pela Coligação
“Paraíba Unida”, em face de Cássio Rodrigues da Cunha Lima. 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DA PARAÍBA]


“A finalidade, pois, da outorga de direitos políticos ao cidadão para que possa ser investido no comando de um município ou de um país não deve ser distorcida. Não pode o beneficiário desse direito dele utilizar-se para chegar ao poder e dizimar o patrimônio público. A liberação do acesso aos cargos da Administração à pessoa comprovadamente desonesta atenta contra a própria sobrevivência do Estado enquanto veículo de realização dos interesses coletivos” (PINTO, Djalma. Elegibilidade no direito brasileiro. – São Paulo : Atlas, 2008. p. 3).


“Certo é que, quando se trata de inelegibilidade, ninguém está sendo considerado culpado do que quer que seja. Em outras palavras, como a inelegibilidade, conforme já procurei demonstrar, não constitui pena, o fato de ela incidir em hipótese prevista em lei não significa que se esteja antecipando o cumprimento de qualquer pena. Por isso, a presunção de inocência pode até persistir, não só no processo criminal, como também em outras espécies de processos, mas o cidadão ficará inelegível se houver decisão por órgão colegiado que o condene naqueles casos estabelecidos em lei. Seria até mesmo contraditório que a Justiça Eleitoral, por exemplo, cassasse, por corrupção, o mandato de algum ocupante de cargo majoritário, com o cumprimento imediato da decisão, isto é, sem a necessidade de trânsito em julgado, mas se pudesse permitir que esse mesmo ocupante, anteriormente cassado, voltasse a pleitear o mesmo ou outro cargo majoritário ou proporcional (…) a LC nº 135/10, que alterou as causas de inelegibilidade, se aplica aos processos em tramitação iniciados, ou mesmo já encerrados, antes de sua entrada em vigor, nos quais tenha sido imposta qualquer condenação a que se refere a nova lei.” (TSE, CTA nº 1147-09.2010.6.00.0000/DF, Rel. Min. Arnaldo Versiani, j. 17/06/2010).

COLIGAÇÃO “PARAÍBA UNIDA” (PMDB, PT, PSC, PC do B, PR, PRB, PT do B, PMN, PHS, PSL e PP), com endereço na Av. Princesa Isabel, n. 292, Centro, João Pessoa/PB, fax (83) 3221-7686, tendo como representante legal MARCELO WEICK POGLIESE, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB/PB 11.158, representada judicialmente por seus advogados e procuradores adiante assinados, legalmente habilitados pelo instrumento de mandato acostado, com escritório profissional no mesmo endereço supramencionado, vem, com o habitual respeito, propor a presente
AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA


De CÁ

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deputado federal Romero Rodrigues faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Homem é preso acusado de agredir ex-companheira com tijolada na zona rural de Matinhas

A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…

15 de janeiro de 2025

Matrículas para alunos novatos da Vila Olímpica Parahyba serão feitas on-line nos dias 22 e 23 de janeiro

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará, nos dias 22 e…

15 de janeiro de 2025

Procon de Cabedelo segue fiscalizando bares e restaurantes para coibir aumento abusivo de preços

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo segue, durante todo…

15 de janeiro de 2025

Cotado para disputar o governo, Cícero comenta visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025

Câmara de Bayeux rejeita projeto que previa verba indenizatória de R$ 7 mil para vereadores

Os vereadores de Bayeux decidiram, por unanimidade, rejeitar o projeto que instituía uma verba indenizatória…

15 de janeiro de 2025