O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já recebeu os primeiros registros de candidaturas para o pleito deste ano. Os primeiros partidos a informar à Justiça Eleitoral do Estado seus candidatos ao governo e ao legislativo foram o PSTU e o União Brasil.
Os candidatos Antônio Nascimento e Alice Maciel foram homologados como candidatos a governador e a vice pelo PSTU. As candidaturas aguardam julgamento da Corte eleitoral.
Já o União Brasil, registrou oficialmente seus 13 candidatos à Câmara Federal com nomes conhecidos do eleitor paraibanos como os atuais deputados federais Damião Feliciano e Julian Lemos, que tentam a reeleição. São 12 vagas para o estado no Congresso Nacional. Além destes, outros 32 nomes foram homologados como candidatos a deputados estaduais, para disputar as 36 vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Os candidatos ou candidatas escolhidos em convenção partidária, finalizadas na última sexta-feira (5), podem ter registro apresentado à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido político, a federação ou a coligação podem substituir candidata ou candidato que tiver o registro indeferido, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro.
A escolha de substituta ou substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até dez dias contados do fato.
SL
PB Agora