Categorias: Política

Troca de marqueteiro de Aécio Neves revela força de Cássio na futura campanha tucana

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 Na condição de um dos coordenadores da campanha do senador Aécio Neves (PSDB) a Presidência da República em 2014, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), já deu mostras que terá voz e poder de decisão na campanha tucana.
Ele pediu os tucanos decidiram trocar o marqueteiro de senador mineiro. De acordo com informações do jornalista Marcos Alfredo, que tem forte ligação com CCL, o contrato do marqueteiro do PSDB, Renato Pereira, vence no fim do mês e não será renovado.

O provável candidato à Presidência pela sigla, senador Aécio Neves (MG), adotará um discurso mais incisivo de oposição ao governo. A mudança já foi notada essa semana, ao lançar um roteiro com diretrizes para a campanha de 2014 com um tom mais crítico à presidente Dilma Rousseff e ao PT.

Vice-presidente nacional do partido, o senador paraibano Cássio Cunha Lima, segundo o jornalista, teve voz ativa ao chamar a atenção para erros na propaganda preparada por Pereira.

Havia uma diferença primordial na visão de Pereira e de Aécio sobre a construção do "personagem político" do futuro candidato a presidente. Pereira defendia um Aécio que não fosse raivoso, e sim generoso e terno, que se diferenciasse da prática da "velha política" pautada por ataques.

O marqueteiro acreditava que o tucano poderia dialogar com os eleitores que foram às ruas em junho e se apresentar como um político mais descolado.

Para os tucanos, tanto Aécio quanto membros do PSDB apostam que a sigla precisa ter um tom mais crítico, de oposição ferrenha ao governo atual. Acreditam que devem poupar apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as conquistas sociais do PT.
Além disso, para a cúpula tucana, os programas de rádio e TV feitos por Pereira não surtiram o efeito esperado nas pesquisas de intenção de voto.

Embora Aécio tenha estrelado todas as peças veiculadas em cadeia nacional, o senador segue com níveis abaixo do esperado pela sigla – no Ibope, em novembro, ele obteve 14%. Um índice mais alto poderia justificar a renovação do acordo. O partido não pretende designar um novo marqueteiro tão cedo. O publicitário Nizan Guanaes vai ajudar informalmente.

Paulo Vasconcelos, marqueteiro das campanhas de Aécio e do PSDB em Minas, disse que não foi procurado, mas não descartou a possibilidade.  O rompimento entre Aécio e Pereira foi divulgado essa semana pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pelos tucanos.

PBAgora

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