O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta quarta-feira (11), comentou sobre o pedido de forças federais feito por candidatos de oposição para as eleições em João Pessoa. Ele reforçou que a decisão cabe ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e que as forças de segurança do estado estão prontas para acatar qualquer deliberação, mas lamentou a tentativa de politizar o tema da segurança pública.
“A condução do processo eleitoral no estado é da Justiça Eleitoral, então vamos acatar qualquer decisão do TRE. As forças de segurança já têm um planejamento operacional antecipado, com todas as forças envolvidas e reuniões integradas com o TRE e a Polícia Federal. Nossa missão é garantir um processo eleitoral seguro e tranquilo, e o TRE pode contar com nosso apoio”, afirmou o secretário.
No entanto, ele criticou a politização do tema, dizendo que o pedido de forças federais desrespeita o trabalho que vem sendo realizado pelas forças de segurança estaduais. “Tentar trazer a questão da segurança para o debate político, desvalorizando o trabalho do nosso policiamento, é desrespeitoso. Nossas forças têm atuado firmemente, com operações diárias, prisões e apreensões em todo o estado, além de ações interestaduais para combater criminosos que tentam agir na Paraíba”, ressaltou.
O secretário destacou que, além de atuar dentro do estado, as forças policiais paraibanas já realizaram operações em 15 estados brasileiros, resultando na prisão de 72 criminosos que fugiram da Paraíba, mas continuavam enviando armas e drogas para o território estadual. “O enfrentamento ao crime tem sido feito de maneira responsável e contínua. Não é coerente usar as forças de segurança para debates eleitorais”, concluiu.
PB Agora