Categorias: Política

TSE compara caso de Cássio ao de Tiririca

PUBLICIDADE

Cássio é comparado a Tirica no TSE e fato gera polêmica na mídia nacional; vice-procuradora eleitoral menosprezou argumento apresentado pela defesa

O portal Terra repercutiu na manhã desta quinta-feira (14) o adiamento do julgamento do recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e a comparação do ex-governador da Paraíba ao agora deputado federal, o palhaço Tiririca, do PR.

Falando pelo Ministério Público Eleitoral, a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau  destacou, durante argumentação, um trecho da defesa do candidato Cássio Cunha Lima que ressaltava  a "expressiva votação" obtida pelo tucano.

Em rebate, Cureau lembrou que Tiririca (PR), candidato a deputado federal, assim como Cássio, também obteve mais de um milhão de votos, sendo o mais votado no País, com 1,3 milhão de sufrágios.

"Esse não é um argumento que nos deva impressionar", disse.

A Justiça Eleitoral de São Paulo acatou denúncia contra Tiririca, sobre quem paira a suspeita de que seria analfabeto. Segundo a Constituição, candidatos analfabetos são inelegíveis.

Confira a matéria na íntegra; o texto ressalta a comparação e ainda a situação peculiar porque passa o tucano na Paraíba.


TSE adia julgamento de recurso de Cunha Lima na Paraíba

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou nesta quarta-feira (13) o julgamento do recurso de Cássio Cunha Lima (PSDB), que disputou uma vaga ao Senado pela Paraíba. A interrupção ocorreu após pedido de vista do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, pedindo mais tempo para analisar o caso que classificou de "complexo".

Antes do pedido de vista, o relator do caso, ministro Aldir Passarinho Júnior, votou contra o recurso, mantendo o indeferimento do registro de candidatura a Cunha Lima. O candidato teve mais de um milhão de votos, mas eles estão invalidados porque a candidatura do tucano foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

O TRE-PB rejeitou o registro do candidato com base na Lei da Ficha Limpa. Em fevereiro do ano passado, Cunha Lima foi cassado pelo TSE por abuso de poder econômico e político. Ele foi acusado de distribuir cheques a eleitores em ano eleitoral.

Ex-governador do Estado, Cunha Lima obteve mais de um milhão de votos no pleito do último dia 3. Caso sua candidatura seja aprovada, os votos serão validados e o candidato poderá ocupar uma das cadeiras da Paraíba no Senado. Os dois mais votados com votos válidos foram Vitalzinho e Wilson Santiago, ambos do PMDB. O primeiro somou 869.501 votos e Santiago, 820.653.

Em defesa do candidato, o advogado Eduardo Alckmin afirmou que a condenação ocorreu por abuso de poder político e por conduta vedada a agentes públicos e afastou a possibilidade de que também fosse aplicada a pena de inelegibilidade.

"Essa dupla capitulação (da condenação) não impediu que a mesma decisão fixasse em três anos o período de inelegibilidade. Parece-me que o caso de haver uma dupla capitulação não parece ser o melhor critério para dizer se incide ou não incide a nova lei de inelegibilidade", argumentou.

Falando pelo Ministério Público Eleitoral, a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau destacou entre as irregularidades que teriam sido cometidas pelo então governador o "aumento de gastos às vésperas de período eleitoral". Para ela, os fatos "se amoldam perfeitamente" à Lei da Ficha Limpa.

Tiririca é citado

Cureau destacou trecho da defesa do candidato, ressaltando a "expressiva votação" obtida pelo candidato, e lembrou que Tiririca (PR), candidato a deputado federal mais votado no País, obteve mais de 1,3 milhão de votos. "Esse não é um argumento que nos deva impressionar", disse.

A Justiça Eleitoral de São Paulo acatou denúncia contra Tiririca, sobre quem paira a suspeita de que seria analfabeto. Segundo a Constituição, candidatos analfabetos são inelegíveis.
 

 

PB Agora com Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vini Jr, Messi, Rodri e mais oito são indicados ao prêmio The Best

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…

29 de novembro de 2024

Dólar sobe e chega a R$ 6 pela primeira vez na história

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em Campina Grande já tem seis pré-candidaturas à presidência da Câmara Municipal

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Ônibus de transporte intermunicipal tomba e deixa feridos na PB-400, entre duas cidades da PB

Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024