O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou a multar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de terça-feira por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata petista à Presidência da República Dilma Rousseff.
Os ministros da corte decidiram, por 4 votos a 3, acolher representação de PSDB, DEM e PPS e multar Lula em 5 mil reais por entenderem que o presidente fez promoção de Dilma durante discurso feito na inauguração de prédios na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni (MG), em 9 de fevereiro deste ano.
Para os partidos de oposição, Lula promoveu a candidata petista quando interagiu com a plateia que gritava o nome de Dilma e ao afirmar que fará sua sucessora “para dar continuidade ao que nós estamos fazendo, porque este país não pode retroceder. Este país não pode voltar para trás como se fosse um caranguejo”, cita o TSE em nota.
Os ministros também decidiram, por unanimidade, não multar Dilma pelo episódio. Eles entenderam que a pré-candidata não tinha conhecimento prévio das manifestações que seriam feitas por Lula.
É a terceira vez que o TSE multa Lula por considerar que o presidente usou eventos públicos para promover a pré-candidata petista. Em março, a corte já havia decidido multar o presidente em 5 mil reais numa decisao e em 10 mil reais numa outra.
Reuters
1) O relatório da Polícia Federal trouxe dados concretos sobre a execução de atos preparatórios…
A capital paraibana sediará, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o XII Encontro…
Um acidente envolvendo um caminhão-tanque foi registrado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101, no…
A cidade de Campina Grande foi contemplada nesta terça-feira (27) com um carro-pipa, através de…
Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), divulgou o…