Categorias: Política

UFPB sedia simpósio sobre a crise na democracia nesta quarta

PUBLICIDADE

A Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV) promove, em 23 de maio, o Simpósio Democracia em Crise, no auditório do Centro de Educação (CE), no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As inscrições são gratuitas, abertas aos interessados e devem ser realizadas por meio de formulário on-line(link is external). Ao final, os participantes terão direito a certificado de 10h.

 

O objetivo do evento é contribuir para o debate sobre os conflitos e tensões que perspassam as sociedades democráticas na atualidade, em suas múltiplas interfaces e nos diversos contornos que a crise da democracia assume, dependendo das circunstâncias em que está inserida – tais como fundamentalismos, polarização de ideologias, cerceamento e violações de direitos, aumento da violência em todas as suas nuances e crises políticas, éticas e morais.

 

A programação tem início às 9h, com a abertura do simpósio e lançamento da página web da RIEV. Na sequência, a mesa redonda Democracia em Crise, mediada pela coordenadora da rede na UFPB, Edna Brennand, será composta pela deputada estadual Estela Bezerra e pelos professores Delamar Volpato Dutra (coordenador da RIEV na Universidade Federal de Santa Catarina) e Maria Creusa Borges (Centro de Ciências Jurídicas da UFPB).

 

Para as 15h, está marcada a segunda mesa redonda, com o tema Universidade e Violências, que será mediada pelo gestor administrativo da RIEV, Aloirmar José da Silva, e trará para o debate a vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire, e os professores Emília Prestes (Centro de Educação da UFPB) e Guilherme Ataíde (Centro de Ciência da Informação da UFPB).

 

No encerramento do simpósio, haverá o lancamento do livro As origens gregas do Direito Ocidental, dos autores Eduardo de Almeida Rufino e Emmanoel de Almeida Rufino, com apresentação de Delamar Volpato Dutra.

 

 

Sobre a RIEV

 

A Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV), criada em 2017, é integrada por pesquisadores, doutorandos e mestrandos de três instituições de ensino superior, que desenvolvem investigações sobre violência com ênfase nos perpetradores de violações dos direitos humanos.

 

A rede é um projeto conjunto que envolve os programas de pós-graduação da UFPB em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), em Ciência da Informação (PPGCI), em Ciências Jurídicas (PPGCJ) e em Educação (PPGE); a Comissão de Direitos Humanos da UFPB; os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Filosofia (PPGFIL) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH); e o Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas (ICIE) da Universidade de Valência, Espanha.

 

 

Redação com UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa internacional elenca João Pessoa entre as 10 tendências mundiais de viagem em 2025

Muitas pessoas já estão montando seus roteiros de viagem para o próximo ano. Pensando nisso,…

28 de novembro de 2024

Draco e PRF realizam operação para desarticular organização criminosa na PB e mais cinco estados

Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…

28 de novembro de 2024

Jovem é espancado após briga por esbarrão em bicicleta às margens do Açude Velho, em Campina

Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…

28 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

28 de novembro de 2024

Assaltantes armados explodem caixa eletrônico em posto de combustível de João Pessoa

Explosão, perseguição e fuga. Bandidos armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (28) um caixa eletrônico…

28 de novembro de 2024

Dólar fecha a R$ 5,91 e bate recorde com anúncio sobre isenção de IR

Com a tensão do mercado, o dólar disparou ontem, quarta-feira (27/11) e chegou ao maior…

28 de novembro de 2024