A Executiva Nacional do União Brasil seguiu o posicionamento do senador Efraim Filho e deu início à eleição para o novo presidente do partido, em meio a desavenças que envolvem a disputa pelo comando da legenda, lideradas pelo deputado Luciano Bivar. O Senador, líder do União Brasil no Senado, expressou sua opinião nas redes sociais nesta quinta-feira (29), defendendo a transição na presidência do partido para a nova geração representada por Rueda e ACM Neto.
“Como líder do União Brasil no Senado, entendo que esse é o momento para a transição na presidência do partido, dando espaço para a nova geração do União Brasil assumir os postos de comando com Rueda e ACM Neto. Bivar não conseguiu nenhum parlamentar para compor a sua chapa”, declarou Efraim Filho.
Apesar do descontentamento de Bivar, a votação para o novo presidente está em andamento e segue até as 16h, com 30 dos 42 delegados já tendo votado até o momento. Efraim Filho destacou que a chapa Rueda/ACM conta com o apoio dos quatro governadores do Partido, bem como dos líderes das bancadas do Senado e da Câmara.
O senador lamentou a tentativa de Luciano Bivar em adiar a Convenção, afirmando que a maioria absoluta da executiva apresentou recurso e a convenção prossegue conforme o edital, com a eleição de Antonio Rueda como presidente e ACM Neto como vice-presidente.
A situação se tornou pública quando o deputado Bivar, atual presidente do União Brasil, resistiu à sua saída do comando do partido, defendendo que Antônio Rueda, atual vice-presidente, assumisse a presidência. No entanto, enfrentou dificuldades para obter apoio de lideranças da sigla, com líderes como Elmar Nascimento e Efraim Filho posicionando-se a favor de Rueda.