Presidente do TRE alega questão operacional para manter urnas de 2008 nas seções de JP
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Saulo Benevides, alegou “a questão operacional” para manter as urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral de 2008 nas zonas eleitorais de João Pessoa, em vez de tê-las encaminhado para o interior do Estado.
Segundo o presidente, o tribunal solicitou novas urnas ao Tribunal Superior Eleitoral para o pleito deste ano na Capital, mas só foram encaminhadas apenas 100 unidades.
“Optamos por manter as urnas de 2008 em João Pessoa por uma questão operacional, para facilitar a troca caso necessitássemos fazer a substituição, você imagine como seria se uma urna quebrasse em Uiraúna, por exemplo, como seria para fazer a troca, iria demorar muito”, explicou.
Apesar dos transtornos, o Tribunal garantiu que quem estiver na fiel até as 17h, permanecerá e terá o direito ao voto, mesmo após o encerramento.
Os problemas apresentados nas urnas, conforme o presidente, foram provocados pela incompatibilidade de software com o novo sistema biométrico.
“Todas as urnas com defeitos já foram substituídas, a maioria delas estava na zona 64, cuja responsabilidade é da juíza Ana Carla Correia Lima, que tomou as providencias, peço desculpas a todos os eleitores pelo transtorno”, falou.
O TRE enviou uma nota para reforçar que estão sendo tomadas as providências para sanar os problemas com as urnas com defeito e convoca o eleitor a comparecer às urnas até às 17 horas.
Confira a Nota Oficial:
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba informa que todas as providências foram tomadas para sanar os problemas ocorridos com as urnas eletrônicas que apresentaram defeito, em um percentual pequeno em relação ao número de urnas no Estado, e pede a compreensão dos eleitores que tiveram que permanecer nas filas para exercer o seu direito ao voto, conclamando-os para que não deixem de votar, pois é importante para a democracia. Ressalta ainda que os problemas foram devidamente solucionados e que todas as urnas estão funcionando para receber os votos dos paraibanos.
Eleitor, exerça sua cidadania. Não deixe de votar!
PB Agora