Praticamente em quase todos os 64 bairros de João Pessoa existe um carro abandonado por seus donos, automóveis danificados pelo tempo, sem condições mais de tráfego e entregues ao relento. São veículos desgastados pela natureza, cujos proprietários não têm mais interesses neles e deixam a mercê de vândalos ou até mesmo de órgãos públicos para suas remoções.
Micro- ônibus, corsas, caçambas, sienas e até dragas podem ser encontrados em vias públicas e terrenos baldios da cidade. O abandono desses veículos, alguns com mais de 20 anos e já tomados pelo matagal, servem como pontos de droga, acúmulo de lixo, esconderijo para delinquentes, local de insetos peçonhentos e depósitos de larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), transtornos para pedestres e pessoas que residem nas proximidades de onde estes automotores estão abandonados.
“Eu mesmo não me arrisco em passar depois das 21h nesta ponte do Rio Jaguaribe, pois, além da escuridão, esta draga que está há mais de 20 anos abandonada no local tem servido para viciados em drogas se reunirem no local e atacar quem por lá se aproxima no período da noite”, afirmou M.G.S, residente nas imediações e que pediu para divulgar apenas as iniciais do seu nome.
A draga a que se referiu a moradora foi utilizada no passado para a limpeza das margens do Rio Jaguaribe, entre os bairros do Jardim Bom Samaritano e Rua do Rio. Há mais de 20 anos a composição férrea se encontra no local, existindo ainda em sua estrutura na identificação como sendo vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, órgão da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Até o motor desta draga já foi roubado. Tiraram para vender. Só não já venderam a draga, porque não dá pra desmontar, pois é muito ferro”, afirmou Assis, outro morador do bairro.
No conjunto José Américo, micro-ônibus, caçamba e carrocerias de caminhão são visíveis aos olhos da população. Em total abandono, estes veículos também se desmoronam com os fenômenos da natureza, trazendo perigo ao pedestre, principalmente no período noturno, quando da aproximação destes automotores. Com placas de Pernambuco, os veículos estão à mercê do tempo e, no local, ninguém sabe informar a quem pertence estes veículos totalmente depenados e danificados.
OMISSÃO? Se depender da Prefeitura de João Pessoa, através da Diretoria de Serviços Urbanos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), esses carros abandonados passarão mais tempo nestes locais. “Temos conhecimentos desses veículos, mas não temos local para colocá-los”, disse, na tarde da quarta-feira, dia 11, Josenildo Belmont de Brito, diretor do DSU. De acordo com Josenildo, o setor tem catalogado 245 veículos nesta situação de abandono em João Pessoa.
Redação com Jornal A União
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…