Veja como votou cada deputado paraibano no PL que torna crime “discriminação” contra políticos investigados

PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados aprovou nesta 4ª feira (14.jun.2023) por 252 votos a 163 o PL (projeto de lei) 2.720 de 2023 que torna crime a “discriminação” contra pessoas politicamente expostas. A proposta estabelece como meios de discriminação, por exemplo, impedir que pessoas ocupem cargo na administração pública ou recebam crédito em bancos por serem politicamente expostas. Também define punição a representantes de instituições financeiras que se neguem a abrir contas ou conceder crédito para políticos. Dos doze deputados federais paraibanos sete votaram favoráveis a proposta, dois foram contrários e três se ausentaram da votação.

O projeto foi apresentado pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), filha de Eduardo Cunha (PTB-RJ), ex-presidente da Câmara e articulista do Poder360. A proposta considera pessoa politicamente exposta aquela que exerce ou exerceu cargo ou função pública relevante ou que tem familiares nessas condições. Vale para quem tem mandatos eletivos, ministros, cargos de direção na administração pública, integrantes do Judiciário, oficiais generais e dirigentes de partidos políticos. Dos doze deputados federais paraibanos os sete votaram favoráveis a proposta foram: Romero Rodrigues, Damião Feliciano, Luiz Couto, Mersinho Lucena, Ruy Carneiro, Welleington Robero e Wilson Santiago. Os contrários foram: Cabo Gilberto e Gervásio Maia. Os ausentes foram: Aguinaldo Ribeiro, Hugo Motta e Murilo Galdino.

O PL estabelece a punição de 2 a 4 anos e multa para instituições financeiras que se neguem a abrir ou realizar a manutenção de contas correntes ou concessão de crédito para pessoas politicamente expostas sem justificativa técnica e com base na “condição de pessoa politicamente exposta ou por figurar como réu de processo judicial em curso ou por ter decisão de condenação sem trânsito em julgado proferida em seu desfavor”….

Os bancos deverão apresentar documento com “as razões objetivas de negativa de abertura ou manutenção de conta ou a motivação técnica idônea e objetiva para a recusa na concessão de crédito”. O documento deverá ser entregue ao solicitante em até 5 dias úteis, contados da comunicação de negativa da instituição, sob pena de multa por dia de atraso de R$ 10.000.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lula diz que líderes precisam de coragem e vontade política para mudar realidade do planeta

Ao participar da abertura da Cúpula do Futuro, ontem, domingo (22/09), na sede das Nações…

23 de setembro de 2024

PB Agora/Datavox: independente do voto, maioria dos eleitores acredita na vitória de Tarcísio em Gurinhém; veja números

A pesquisa Datavox, divulgada em parceria com o portal PB Agora nesta segunda-feira (23), revela…

23 de setembro de 2024

Tarcísio lidera com 54,1% na pesquisa estimulada para a prefeitura de Gurinhém, aponta Datavox/PB Agora

Nova pesquisa Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta segunda-feira (23), mostra…

23 de setembro de 2024

Mídia nacional aponta que a PB é o terceiro estado com mais denúncias de assédio eleitoral

O portal Congresso em Foco, trouxe neste fim de semana um levantamento nacional onde, traz…

23 de setembro de 2024

Homem é morto a tiros durante a madrugada em via pública no bairro de Cruz das Armas, em JP

Um homem foi morto a tiros, na madrugada de hoje (23), em uma via pública…

23 de setembro de 2024

Ginasta Rebeca Andrade elogia a Paraíba: “Foi uma honra estar aqui”

Após ganhar o ouro nas barras assimétricas, na edição do Campeonato Brasileiro de Ginástica realizada…

23 de setembro de 2024