Categorias: Política

Veja quais são os candidatos barrados no país com base na Lei da Ficha Limpa

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral barrou o registro de 98 candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa, segundo informações divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esse número representa apenas 13% das ações de impugnação apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base na mesma lei. O MPE mostra, em balanço publicado nesta terça-feira (18), que 749 registros contestados se referem a casos de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa.

Um dos nomes que se destacam na relação de políticos considerados ficha-suja, com a candidatura barrada ou recorrendo contra o indeferimento, é o do ex-presidente Lula, que tentava concorrer à Presidência pelo PT. Em julgamento iniciado em 31 de agosto, o TSE rejeitou a candidatura do petista. Em seu lugar, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assumiu a cabeça de chapa, tendo Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) também teve sua candidatura indeferida, mas entrou com recurso e aguarda decisão da Corte Eleitoral. Outros políticos que aparecem na lista de candidatos ficha-suja barrados são os deputados federais Roberto Góes (PDT-AP) e Macedo (PP-CE), e o deputado da “oração da propina” Júnior Brunelli (MDB-DF). MDB e Podemos têm o maior número de barrados pela Ficha Limpa

Os partidos com o maior número de candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral são o MDB e o Podemos, ambos com oito registros indeferidos, todos na disputa a cargos proporcionais (deputados federais, estaduais e distritais). Em seguida, aparecem o Patriota e o PSD, com sete candidaturas ficha-suja cada. Avante, PDT, PHS e PRTB tiveram cinco candidatos barrados, enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

O PT teve quatro registros não aceitos pela Justiça, entre eles o da candidatura de Lula à Presidência. Dois candidatos do PSDB também caíram na Ficha Limpa e tiveram seus registros indeferidos.

Região Norte é campeã em registros indeferidos com base na lei

Estados da região Norte encabeçam a lista de candidatos barrados na Ficha Limpa. São 29 registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. Em destaque aparecem Roraima, com 7 candidaturas rejeitadas, Acre, com 6, e Amazonas, com 5.

A região Sudeste é a segunda mais afetada, com 23 candidaturas indeferidas, sendo 19 apenas em São Paulo, o estado isolado com o maior número de candidatos ficha-suja.

O Sul foi a região com menos candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa, apenas sete: três no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina e um no Paraná. Alagoas, Bahia, Paraíba e Espírito Santo não tiveram candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. 

Leia clicando aqui a lista com as candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral:

 

Redação com Congresso em Foco

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024