O prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) e o secretário de educação, Flávio Romero, entregarão esta semana à população de Campina Grande mais três escolas municipais totalmente reformadas e ampliadas. A primeira será a Escola Selma Agra Vilarim, no bairro do Cruzeiro, amanhã (24/10), às 9h. A unidade foi totalmente reforma e ampliada, beneficiando diretamente dezenas de alunos, professores e servidores.
A entrega de escolas reformadas e ampliadas faz parte da programação de aniversário da cidade e prosseguirá na terça-feira, às 9h, com a entrega da Escola Municipal Ana Azevedo, no Bairro das Nações. A última escola a ser entregue à população, no dia 28/10, será a Escola Municipal Petrônio de Figueiredo, no bairro do Pedregal.
Em todas as escolas a Secretaria de Educação realizou uma completa reforma da estrutura física, que pode facilmente ser comparada a um trabalho de reconstrução. Foram realizados serviços de revisão das instalações hidráulicas e elétrica, recuperação dos telhados, implantação de piso em granilite, além de colocação de cerâmica em meia parede, pintura e substituição de portas e janelas.
As escolas que serão entregues esta semana integram um conjunto de 14 unidades que estão passando por reformas, ampliações e reconstruções. As escolas que ainda estão em obras são as seguintes: Sandra Cavalvanti, Gerivaldo Luna, Rivanildo Arco Verde, Luiz Joaquim Avelino, CEAI Elpídio de Almeida, Liliosa Barreto, Lindolfo Montenegro, Dr. Chateaubriand, Pedro Otávio, Iracema Pimentel e Mariinha Borborema.
Também estão passando por reforma e ampliação as creches: Beatriz Hamad, no Jeremias; Galba Farias, no Jardim Continental; Galdina Barbosa, nos Cuités; Karine Silva, em São José da Mata; Lourdes Loureiro, no Cruzeiro; Sinhazinha Celino, na Catingueira; Vânia Figueiredo, no Tambor e Nila Dunda, em Galante.
O secretário de educação de Campina Grande, Flávio Romero afirmou que “é gratificante constatar a satisfação das diretoras e da comunidade escolar com a qualidade dos serviços que atendem demandas reprimidas de décadas. Na Educação o trabalho não pode parar. Ninguém que conhece a realidade da Educação Básica pública de nosso país é capaz de negar a importância da melhoria das condições de infra-estrutura das escolas e creches para garantir, como conseqüência, a melhoria dos aspectos pedagógicos, inclusive da auto-estima e na motivação da comunidade escolas”.
Flávio Romero ressalta que “na atual gestão municipal colocamos, desde 2005, o investimento nas melhorias de escolas e creches como uma prioridade, razão pela qual a realidade de 78% de unidades educacionais sucateadas, registrada no início do citado ano, será completamente diferente no final da nossa gestão – só não admite este fato quem tem interesses inconfessáveis para fazê-lo, inclusive de natureza política ”.
Redação (com Assessoria)