O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) apresentou, na Câmara dos Deputados, um projeto de Lei que institui o Ranking Nacional Esportivo das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.
No Brasil já existe uma lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), para incluir a pontuação do Ranking na avaliação das instituições de ensino superior. Com o projeto de Veneziano, que altera a lei existente, a pontuação levará em conta a infraestrutura esportiva e as modalidades oferecidas aos estudantes, bem como a efetiva participação deles.
Para o deputado federal, o esporte universitário, a exemplo do que ocorre em vários países, representa essencialmente, alicerce formativo dos cidadãos.
"Diversos estudos ressaltam também que a prática esportiva está vinculada à saúde e à longevidade e a prática de esportes durante o período de formação acadêmica relaciona-se ao prazer de praticar esportes durante toda a vida" destacou.
Nos Estados Unidos, existe a National Collegiate Athletic Association (NCAA), organização máxima dos esportes universitários estadunidenses, que abrange mais de vinte modalidades esportivas em quase mil instituições de ensino superior. O país tem notável sucesso nas Universíades, as Olimpíadas Universitárias e nos Jogos Olímpicos, sucesso esse, conforme declarou Veneziano, que é decorrente do investimento no esporte educacional, “recursos esses que também geram atletas de alto rendimento" frisou.
Veneziano lamentou que o Brasil esteja distante da realidade estadunidense e de outros países que investem, de fato, no esporte educacional.
"O Projeto de Lei que ora apresentamos objetiva enfrentar essa realidade. Nossa intenção é a criação do Ranking Nacional Esportivo das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. O objetivo principal é fomentar o esporte universitário no País por meio de uma competição entre as instituições de ensino superior, mediante regulamento a ser definido conjuntamente pelo Ministério do Esporte e da Educação".
O Projeto aguarda parecer do relator, Dep. Fabio Reis (PMDB-SE), na Comissão do Esporte (CESPO) da Câmara dos Deputados, e depois será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, sem precisar ser deliberado pelo Plenário.
PB Agora