Categorias: Política

Veneziano, a burrice da oposição e os grandes problemas de Campina

PUBLICIDADE

O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, decretou no início deste ano o fim do Lixão de Campina Grande. Inaugurado no ano de 1992, o local vinha sendo alvo de críticas da oposição não apenas no dia a dia da cidade, mas virou ‘mote’ da campanha eleitoral de 2008, quando o Cabeludo era acusado de não ter resolvido a questão, criada pelos próprios adversários – engraçado, não?

Com a adoção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pelo Ex-Presidente Lula em seu segundo mandato, foi fixado o prazo até dezembro de 2013 para que todas as cidades brasileiras dessem um basta em seus lixões, adotando outras formas de encaminhamento para o lixo coletado. Uma delas, prevista na legislação aprovada, é a adoção de consórcios.

Foi o que Veneziano fez. Aproveitou a instalação, por parte da iniciativa privada, de um Aterro Sanitário, nas proximidades da cidade de Puxinanã, e buscou se consorciar. Contrato fechado com a empresa, era só marcar a data de desativação do Lixão. Mas eis que veio uma bem planejada ação contrária, encabeçada por ninguém mais que o Deputado Federal Romero Rodrigues.

Romero utilizou a imprensa para criticar a atitude de Veneziano. Enquanto isso, grupos de pessoas usavam as emissoras de rádio de Campina e de outras cidades – com destaque para João Pessoa (por que será, hein?) – para afirmar que “Veneziano estava transferindo o Lixão de Campina Grande para Puxinanã”. Pura maldade.

Maldade, por que Veneziano não estava transferindo Lixão algum para lugar nenhum. Ele, na qualidade de prefeito de Campina Grande, decretava o fim do Lixão da cidade por ter assinado contrato com uma empresa privada que instalou um Aterro Sanitário próximo a Puxinanã.

Quando a empresa foi ser instalada, a Câmara Municipal de Puxinanã aprovou e os órgãos de controle do Meio Ambiente deram o aval. A população agradeceu a perspectiva de geração de emprego e renda para a cidade. Então, por que hoje isso mudou?

Romero, com a sua atitude, fez algo que Veneziano agradeceu na mídia: criticou uma ação que todos os campinenses aprovaram. Fiquei, então, buscando explicações para o fato.

Será que Romero criticou a desativação do lixão por que um outro Aterro Sanitário está sendo construído próximo a Campina Grande e um dos sócios deste outro empreendimento tem o sobrenome cunha Lima? Será que é por que o Lixão de Campina Grande foi criado, implantado e inaugurado na gestão de seu grupo político e ele não queria acabar com o local? Ou seria pelo simples fato de que o Lixão foi fechado por Veneziano, e Romero e seus aliados não toleram isso???

A verdade é que esta foi mais uma crítica que Romero e aliados fizeram a uma ação de Veneziano que tem a aprovação da população. Com todo o respeito ao deputado e a quel fez críticas, mas isso é uma grande burrice. Uma burrice à qual Veneziano tem agradecido… Mas o melhor para o prefeito de Campina Grande é que o modo como Romero e seus aliados tem tratado as ações da Prefeitura de Campina Grande levam Veneziano a ficar ainda mais animado.

Alguém lembra que, em plena campanha eleitoral de 2008, o então candidato Rômulo Gouveia (PSDB), ao ser questionado sobre o Sistema Integrado de Transportes e sobre o Terminal de Passageiros do Sistema inaugurado por Veneziano, disse que reprovava a iniciativa? Isso mesmo, uma iniciativa que já apresentava, nos primeiros meses de funcionamento, 96% de aprovação da população campinense.

Mas Rômulo preferiu simplesmente desqualificar uma iniciativa que proporcionava à população pagar apenas uma passagem, mesmo utilizando dois ônibus para chegar ao seu destino final. Lembram que Rômulo disse que preferia “a Integração Temporão” de João Pessoa, quando na verdade queria se referir a ‘Integração Temporal’? E ainda evocou a ira dos ‘bairristas’, que não gostam de ver alguém dizendo que as coisas de João Pessoa são melhores que as de Campina. Que mal assessoramento…

Mas, voltando ao que Romero e aliados tem dito na imprensa sobre as últimas ações da atual administração em Campina Grande, vejamos algumas das iniciativas de Veneziano que foram alvo de críticas dos tucanos, ultimamente, só para citar alguns exemplos:

Desativação do Lixão e adoção do consórcio para uso do Aterro Sanitário de Puxinanã; adoção do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Saúde; Ampliação da Rede de Unidades de Saúde; Implantação do Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande; Reforma e Ampliação do Parque do Povo; dentre outras.

E, para finalizar, um breve comentário sobre a dificuldade que a oposição a Veneziano terá na campanha do ano que vem, pois os ‘motes’ usados nas últimas campanhas foram resolvidos, já que Veneziano acabou com todos os grandes problemas de Campina Grande, em oito anos de administração. Verdade, por que o novo prefeito ou prefeita terá que, apenas, continuar com ações pontuais de limpeza urbana, pavimentação, etc.

Vejam a lista dos grandes problemas que Veneziano resolveu e que foram exaustivamente usados nas campanhas passadas:

– Feira da Prata – um problema de 50 anos, resolvido por Veneziano;

– Feira Central – um problema secular, que Veneziano está resolvendo. Pode ser que não conclua o projeto até o final do governo, mas o seu sucessor ou sucessora continuará, já que os recursos já estão depositados na conta da Prefeitura, assegurados pelo Senador Vital do Rêgo;

– Desativação do antigo Estádio Municipal Plínio Lemos – um problema resolvido por Veneziano com a construção da Vila Olímpica Plínio Lemos (a primeira grande obra construída pela Prefeitura de Campina Grande nas últimas décadas, com 100% de recursos próprios – alguém sabe o que faziam com os recursos próprios da Prefeitura antes de Veneziano?);

– Melhoria no Transporte Público – adoção do Sistema Integrado de Transporte Público, com a implantação dos terminais de Integração para que a população passasse a pagar apenas uma passagem, usando dois ônibus para chegar ao destino;

– Retirada dos camelôs das calçadas do Centro da Cidade e de outros pontos, como a Maternidade do Isea e a calçada do Colégio Raul Córdula – problema resolvido por Veneziano com a transferência dos vendedores ambulantes para locais previamente construídos pela Prefeitura;

– Matadouro Público Municipal – resolvido por Veneziano com a adoção de uma Parceria Público-Privada – PPP;

Com a ausência dos grandes problemas para criticar, restará à oposição duas alternativas: criticar pequenos problemas ou criticar as ações de Veneziano em si, como tem sido feito.

No primeiro caso, algumas críticas podem cair no ridículo, como a que vi esta semana, na imprensa: “Veneziano pavimentou a Avenida Brasília, mas ainda não fez a sinalização. É um prefeito inoperante”. Risível, não? Quem investiu R$ 1,2 milhão na pavimentação não poderá pintar a sinalização no asfalto?

Ou, adotar as críticas às iniciativas, muitas delas com a ampla aprovação da população, o que, pelo que vemos ultimamente, é o que tem sido feito.

Em ambos os casos, Veneziano tem agradecido.

Com uma oposição assim…

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com a presença de 35 deputados, Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Nunca saí da base do governo”, afirma Eduardo Brito sobre sua permanência na situação na ALPB

O deputado estadual Eduardo Brito (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), que permanece firme na base…

26 de novembro de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 55 milhões

As seis dezenas do concurso 2.800 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

26 de novembro de 2024

Treze anuncia contratação de atacante Rafael Ibiapino para 2025

O Treze segue se reforçando para a temporada 2025 e anunciou, nesta segunda-feira (25), a…

26 de novembro de 2024

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…

26 de novembro de 2024

TCE/PB intima vereadores do Conde para explicações sobre salários acima do limite legal

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou os vereadores da cidade do…

26 de novembro de 2024