Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o primeiro vice-presidente do Senado Federal, é o único político paraibano a figurar na lista dos cinco parlamentares que mais se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos 100 primeiros dias de seu terceiro mandato, de acordo com dados divulgados pela CNN Brasil nesse domingo (9).
No topo da lista está Gleisi Hoffmann (PT-PR), seguida por Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE), empatados em segundo lugar, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), empatados em terceiro. Rui Falcão (PT-SP) ficou em quarto lugar, enquanto Ênio Verri (PT-PR), Carlos Zarattini (PT-SP) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) empataram em quinto.
A CNN Brasil destacou que o presidente priorizou, nos primeiros 100 dias de seu governo, audiências com ministros petistas, especialmente aqueles da chamada “cozinha do Palácio do Planalto”, e reuniões com autoridades estrangeiras.
Ao analisar a agenda presidencial, foi constatado que, em média, Lula se reuniu a cada dois dias com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que despacham no Palácio do Planalto. Lula costuma se encontrar com os ministros pela manhã para discutir o que é publicado na mídia e as articulações com o Congresso Nacional.
Lula também teve frequentes encontros com ministros petistas, como Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral), além de ter audiências com ministros como José Múcio Monteiro (Defesa), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
O presidente brasileiro também dialogou, em média, com uma autoridade estrangeira diferente a cada quatro dias, além de realizar viagens aos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Lula também se reuniu com autoridades de países como França, Alemanha, Espanha, Portugal, Japão e Ucrânia.