Categorias: Política

Veneziano: Hora de decidir

PUBLICIDADE

Era 31 de outubro de 2008. No auditório de uma faculdade privada de Campina Grande, próximo ao Fórum Eleitoral, o juiz Antônio Reginaldo Nunes proclamava, em rápida solenidade, o resultado das eleições municipais, com a reeleição de Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto.

No fim do evento, respondendo aos jornalistas, Veneziano avaliou a campanha, o resultado, falou da emoção da vitória… E foi indagado se seria candidato a governador em 2010. Repostas evasivas, de que 2010 era assunto para 2010, que aquele era o momento de dar continuidade ao trabalho. Mas todo mundo sabia que a intenção do prefeito reeleito de Campina Grande era entrar na corrida pelo Palácio da Redenção.

Já num de seus últimos guias eleitorais, aliando esse desejo à estratégia de campanha, Veneziano era apresentado como provável candidato, que faria frente a Ricardo Coutinho (então ainda seu aliado). Dizia o texto lido pelo locutor:

Em João Pessoa, qualquer eleitor sabe que o único nome capaz de fazer frente a Ricardo Coutinho é Veneziano. No Sertão, Brejo, Curimataú e Cariri o ‘Cabeludo’ é um verdadeiro fenômeno de popularidade. Só para citar um exemplo, no primeiro turno, Veneziano e Ricardo participaram de uma carreata em Sousa. Enquanto o nosso prefeito era ovacionado por uma multidão que gritava o seu nome, o prefeito de João Pessoa passava despercebido pelos eleitores sertanejos”.

O projeto de Veneziano esbarrou na assunção de José Maranhão ao cargo de governador, após ser cassado Cássio Cunha Lima. Sentado na cadeira principal do Estado pela terceira vez, a segunda sem ter sido eleito para o cargo, Zé não abriria mão de ser o candidato do PMDB. O prefeito de Campina Grande resignou-se e, desde então, ficou claro que não demonstrava qualquer interesse de ser candidato a vice, apesar de todos os assédios de Maranhão.

Veneziano não deseja ser coadjuvante do governador. Quer ser protagonista. Mas José Maranhão jamais desistiu de tê-lo na chapa, a fim de buscar minorar o prejuízo de sua impopularidade em Campina Grande.

Um ano e meio após aquele 31 de outubro, 2010 chegou. Chegou, não como esperava o prefeito campinense, cujas opções agora pendem entre a rejeitada obscuridade de concorrer a vice, ou a disputa por uma vaga no Senado da República, que, embora lhe pareça infinitamente melhor que a primeira opção, também não atende seu projeto executivo.

É hora de Veneziano responder à pergunta de 2008. A pergunta que, em si, já não é a mesma. A resposta ele já sabe e, até o momento final, será pressionado a dá-la no sentido contrário ao seu desejo, em prol dos propósitos de Maranhão. Dessa resposta depende seu futuro. Se disser não à proposta de vice, e o governador perder em outubro, este não vai deixar de responsabilizá-lo pelo insucesso. Escreva-se e registre-se isso.

Se ficar na prefeitura, Veneziano terá dito sim a ele mesmo, e não a José Maranhão. Haverá desdobramentos. Haverá conseqüências. Mas é hora de responder. 2010 chegou.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Porta voz das Forças de Defesa de Israel comenta a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro: “Hoje o mundo está mais seguro”

As FDI (Forças de Defesa de Israel) e a Força Aérea confirmaram, na tarde desta…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo; presidente da CMJP é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024