Categorias: Política

Veneziano relata projeto que cria Conselho Gestor nas unidades de saúde do SUS

PUBLICIDADE

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Veneziano Vital do Rêgo (PSB/PB), foi designado, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, para relatar o Projeto de Lei nº 6234/2016, de autoria da deputada federal Renata Abreu (PODE/SP), que altera a Lei nº 8.080/90, para obrigar os estabelecimentos de saúde, que façam atendimento pelo Sistema Único de Saúde, a ter um Conselho Gestor com participação da comunidade.

 

De acordo com a proposta da parlamentar, o regulamento estabelecerá os critérios para a criação e funcionamento desses Conselhos Gestores, bem como determinará quais estabelecimentos de saúde que fazem atendimento pelo Sistema Único de Saúde se excetuam dessa obrigação.

 

Para Veneziano, a criação desse Conselho Gestor permitirá ao cidadão apresentar suas queixas e sugestões quanto ao atendimento prestado pela unidade de saúde, além de poder buscar orientações para resolver problemas específicos e avaliar a qualidade da prestação dos serviços.

 

“Iremos relatar a presente proposta da nossa amiga Renata Abreu, na Comissão de Seguridade, por se tratar de uma matéria que permitirá a criação, dentro das unidades de saúde, de um canal de comunicação direto com a população, através desse Conselho Gestor, para receber essas sugestões ou queixas dos usuários, que servirão para aperfeiçoar a prestação dos serviços. Com certeza iremos apresentar nosso parecer favorável ao Projeto para garantir assim, a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde”, ressalta Veneziano.

 

Participação Social – segundo informou o Projeto da deputada Renata Abreu, o ordenamento jurídico pátrio vigente garante diversos mecanismos de participação social. O art. 198, III, da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), estabelece que a participação da comunidade é uma diretriz do Sistema Único de Saúde. A Lei nº 8.080, de 19 de setembro 1990, também listou a participação da comunidade como princípio do sistema. Por fim, a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 19902, dispôs sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, especialmente nas suas instâncias colegiadas (Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde), cujos representantes podem opinar, definir, acompanhar a execução e fiscalizar as ações de saúde nas três esferas de governo.

 

Redação com assessoria 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Idoso de 68 anos é internado no Trauma de João Pessoa com objeto de 40 cm no ânus

Um idoso de 68 anos precisou ser internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador…

16 de janeiro de 2025

Polícia prende três homens após tentativa de arrombamento de loja no centro de João Pessoa

A Polícia Militar prendeu na madrugada de hoje (16), três homens em flagrante, ao tentarem…

16 de janeiro de 2025

Prefeitura de JP ressalta importância da vacinação para realização das matrículas escolares

Diversas escolas da rede pública e privada estão em processo de realização das matrículas escolares.…

16 de janeiro de 2025

Operação Rio do Meio: Polícias prendem membros de facção criminosa do Rio de Janeiro em Bayeux

Na manhã desta quarta-feira (15), uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar…

16 de janeiro de 2025

Adolescente de 14 anos é morto a tiros na manhã desta quinta (16) a caminho de reforço escolar em JP

Um adolescente de 14 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (16) enquanto seguia para…

16 de janeiro de 2025

Acusado de “aterrorizar” mãe e avó de 93 anos durante a madrugada é preso em Montadas

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (15) em Montadas, no Agreste…

16 de janeiro de 2025