Categorias: Política

Vereador pede redução de ISS para hospitais da Capital

PUBLICIDADE

 O vereador Lucas de Brito (DEM) encaminhou um Projeto de Indicação ao governo municipal pedindo a redução da alíquota incidente sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) pago por unidades hospitalares da rede privada que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa.
O pedido foi encaminhado ao prefeito Luciano Cartaxo (PT) usando como um dos argumentos a informação divulgada na imprensa sobre o fechamento de 1,6 mil leitos em hospitais que atendem pelo SUS no Estado.

 

“Aqui na Paraíba, nos últimos oitos anos, 1,6 mil leitos foram fechados, o que corresponde a 20% do total, e menos leitos colocados à disposição da população significa má qualidade na prestação do serviço de saúde pública”, avalia.

Lucas lembra que vários hospitais já encerraram suas atividades após anos de prestação de serviço no Município por problemas recorrentes de dívidas, inclusive com impostos municipais, como os hospitais Santa Paula e Prontocor. “Também há a informação de que outras unidades de saúde com atuação em João Pessoa estariam ameaçadas de fechamento pelo mesmo motivo”, acrescenta.

Proposta – Pelo projeto encaminhado para análise do Executivo, hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, pronto-socorros e ambulatórios privados e conveniados ao SUS ficariam sujeitos à alíquota de 2,0% na cobrança de ISS. Desse modo, o vereador espera o aumento de investimentos no setor e a consequente ampliação da estrutura ofertada aos usuários.

O parlamentar destaca ainda que, atualmente, é fundamental recorrer aos serviços de saúde ofertados pela iniciativa privada, tendo em vista que a estrutura pública disponível não consegue satisfazer com qualidade a demanda de atendimento existente atualmente, de modo que 80% dos atendimentos de alta complexidade pelo SUS acontecem, hoje, através de hospitais privados.

Lucas de Brito acredita que a sobra de recursos financeiros resultante da redução da alíquota do imposto dos hospitais será um estímulo ao setor, possibilitando mais equilíbrio das contas, a ampliação da estrutura disponível e a realização de mais investimentos nos hospitais privados conveniados ao SUS.

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para permitir a continuidade do uso…

26 de novembro de 2024

Conhecidos os premiados do 19º Festival Audiovisual Internacional de Campina Grande Comunicurtas UEPB

Expectativa, sonho e realização. Uma noite de celebração e o cinema como instrumento de transformação…

26 de novembro de 2024

PMJP injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…

26 de novembro de 2024

ALPB realiza hoje eleição para a mesa diretora com chapa única liderada por Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…

26 de novembro de 2024

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Procon-JP orienta consumidor para compra segura nos comércios físico e virtual durante a Black Friday

O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…

26 de novembro de 2024