A vereadora de Campina Grande Jô Oliveira (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (9), para denunciar um comentário racista feito por um parlamentar da Casa. Conforme relato de Jô Oliveira, um dos seus assessores ouviu um vereador se referir a parlamentar de forma pejorativa, chamando-a de “nêga”.
Esta semana, atendendo a um pedido da vereadora, a CMCG realizou uma audiência pública para abordar o tema ‘A política como direito em Campina Grande’, na ocasião, todos os membros da Casa foram convocados para participar.
Conforme relatado por Jô, um dos vereadores disse nos corredores da Casa que “não ia participar da audiência dessa nêga”.
“Pelos corredores da Casa, um dos nossos assessores ouviu um comentário de um outro vereador, dirigido a nós, que disse, quando questionado se iria participar de nossa audiência pública para debater a cultura, que não ia participar da audiência dessa nêga”, declarou.
Ao usar a tribuna para abordar o tema, a vereadora disse que estava falando de forma pedagógica, já que o comentário teria sido feito nos corredores, para um terceiro, “limitando a possibilidade de responsabilizar isso judicialmente”.
“Ocupamos a tribuna da Câmara, até como forma pedagógica, para que a pessoa tenha a possibilidade de se corrigir, uma vez que o comentário foi feito nos corredores, a um terceiro, limitando as nossas possibilidades de responsabilizar isso juridicamente. Mas fizemos questão de colocar o assunto publicamente durante a sessão, pois não podemos admitir nenhum tipo de comentário racista!”, acrescentou.
Vinda do movimento estudantil, Jô Oliveira é a primeira negra eleita vereadora de Campina Grande.
PB Agora