O Ministério Público da Paraíba (MPPB) entrou com uma ação judicial pedindo a interdição do prefeito Cosme Gonçalves de Farias, do município de São João do Cariri, por suspeita de Alzheimer. Caso isso ocorra, quem deve assumir é o vice, Helder Trajano, que está rompido policamente com o titular desde 2017, depois que a prefeitura foi tomada pelos familiares do prefeito.
O vice afirma que o rompimento político ocorreu pouco tempo após a posse. “Eu não concordei na distribuição dos cargos entre os familiares do prefeito, nenhuma cidade merece isso. A esposa, o filho, o cunhado e duas sobrinhas ocupam ou ocuparam até pouco tempo cargos na prefeitura de São João do Cariri. Por não concordar, fui escanteado”, explicou ao UOL. Segundo Trajano, ele está pronto para assumir a cidade.
A ação, assinada pelo promotor de Justiça José Bezerra Diniz baseada no interesse público, tramita em segredo de Justiça. MP afirmou que os exames apresentados foram inconclusivos. Nesse caso, se a Justiça aceitar a ação, deve haver o pedido de perícia oficial para comprovar as condições de saúde do prefeito.
De acordo com matéria do UOL, ainda não houve intimação das partes.
O prefeito prestou depoimento no MP em julho deste ano e se confundiu ao ser perguntado quantos filhos possui. Primeiro, disse que tinha três filhos homens; depois, corrigiu dizendo ter um filho e uma filha, e reconheceu que a memória estava oscilante, mas que não estava doente.
O prefeito também teve dificuldades em responder sobre a data de casamento e qual a padroeira do município de São João do Cariri, que é Nossa Senhora dos Milagres.
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (27) o inquérito policial sobre o caso…
A Defensoria Pública do Estado Paraíba (DPE-PB) garantiu o alvará de soltura para uma mulher…
Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba…
A taxa de desocupação no Brasil chegou a 6,1%, com o recuo de 0,5 ponto…
A Polícia Militar da Paraíba, por meio da Força Tática do 5º Batalhão, evitou uma…
O vereador Chico do Sindicato, atual presidente do Avante em João Pessoa, teria confidenciado a…