Ao chegar na manhã desta sexta-feira (28) para participar da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), que ocorre no Centro de Convenções de João Pessoa, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, destacou a importância do fortalecimento do Pacto Federativo no desenvolvimento regional.
Entre as pautas que vão ser abordadas durante o encontro ao longo desta sexta-feira, o segundo sob a presidência do governador João Azevêdo, estão a organização das audiências do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal; discussão do Projeto de Lei 365/2022, que trata sobre energias renováveis; criação do Fundo Nordeste de Investimentos; e a reorganização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e das Câmaras Temáticas.
“Não há o fortalecimento de ações de governo sem que haja a necessária conexão com o Governo Federal. Nesse contexto, entra a importância do Pacto Federativo — na Reforma Tributária, na Reforma Fiscal, nas ações da Educação, dos Saúde, do planejamento. Isso é muito importante”, afirmou Geraldo Júnior.
“Esta é a segunda reunião do Consórcio Nordeste, e a expectativa é de construirmos pautas, que já foram sinalizadas pelo presidente do Consórcio, o governador João Azevêdo, que possam trazer crescimento, desenvolvimento econômico, aplicação de recursos, atrair fundos nacionais e internacionais para políticas públicas inclusivas”, prosseguiu o vice-governador, ao lado de auxiliares da gestão estadual baiana, como Manoel Vitório (Fazenda) e Afonso Florence (Casa Civil).