O presidente da Câmara de Vereadores de Lucena, Sandro Toscano, denunciou que o vice-prefeito cassado Antônio Bolão de Lucena continua recebendo salário mesmo após ter sido afastado do cargo em 20 de outubro de 2023.
De acordo com a denúncia, Bolão teria recebido seus salários até dezembro, incluindo o décimo terceiro salário, conforme documentos apresentados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os dados constam no sistema Sagres do TCE.
“O prefeito Leomax da Costa continua pagando indevidamente ao vice cassado pela justiça. Esse fato já foi motivo de notificação pela própria justiça, mandando suspender de imediato e também foi motivo de uma ação popular na justiça e novo pedido de cassação ao prefeito na Câmara, por improbidade administrativa”, explicou Sandro Toscano.
O sistema de transparência da Prefeitura de Lucena também mostra que o nome de Antônio Bolão consta na folha de pagamento referente ao mês de janeiro, com salário de R$ 9 mil.
Em fevereiro, a juíza Giovanna Araújo Lisboa de Souza manteve o afastamento de Antônio Mendonça Monteiro Júnior, que também havia sido cassado. Bolão havia entrado com um mandado de segurança contra a decisão do afastamento, mas a magistrada negou o pedido, alegando que o mandado de segurança não pode ser concedido contra decisão com trânsito em julgado.
O caso
Antônio Bolão de Lucena e Antônio Mendonça Monteiro Júnior foram cassados pela Câmara Municipal de Lucena em outubro de 2023, por supostas irregularidades na gestão do município.