Categorias: Política

Vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão rebate decisão que suspende nomeação de Alanna ao TCE: ‘Sabatina é optativa’

PUBLICIDADE

O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Felipe Leitão, rebateu, na noite desta quinta-feira (3), a decisão judicial que determinou a suspensão da nomeação de Alanna Galdino, filha do presidente da ALPB Adriano Galdino, para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Na tarde de hoje, a 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, através da juíza Virgínia Lúcia Fernandes Martins de Aguiar, decidiu por suspender a nomeação sob alegação de que houve o descumprimento de ritos regimentais e constitucionais para o cargo de conselheira do TCE-PB, a exemplo da realização obrigatória da sabatina, prevista no Regimento Interno da ALPB.

“A ausência da arguição pública, etapa obrigatória e vinculante […], afronta diretamente o devido processo legislativo, conferindo ilegalidade formal ao ato de aprovação e, por consequência, autorizando o controle jurisdicional do ato em questão”, afirmou a juíza​.

O deputado Felipe Leitão, que foi o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da ALPB, afirmou que de acordo com o Regimento Interno da Casa, a convocação de um candidato ou candidata ao cargo de conselheiro do TCE para uma sabatina no plenário da Assembleia é optativa.

“O que é que diz o artigo 242 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba? a escolha de conselheiro do Tribunal de Contas, pela Assembleia Legislativa, nos termos constitucionais, obedecerá às regras de formalidade: Aí nós vamos lá no Inciso V do artigo 242. O que é que diz? A comissão poderá convocar o indicado para ser ouvido em audiência pública; ou seja, ‘poderá’. Eu acho que todo mundo aqui tem a mesma interpretação que os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia tiveram. Ou seja, é optativo, passivo de você convoca ou não”, explicou.

No que diz respeito aos passo que a Assembleia Legislativa da Paraíba pretende adotar para validar o nome de Alanna para a vaga, Leitão afirmou que a Casa de Epitácio Pessoa pretende recorrer da decisão. “O corpo jurídico da Assembleia Legislativa da Paraíba já está tomando as providências, já está entrando em recursos e, justamente, mostrando esse artigo do nosso Regimento, Artigo 242, Inciso V, que é muito claro, é cristalino o que está exposto neste artigo”, argumentou o vice-presidente da Assembleia.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF nega afastar Moraes, Dino e Zanin do julgamento da trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta terça-feira (15) maioria de votos para negar o…

15 de abril de 2025

Tibério diz que ‘PSB não abriu mão da cabeça de chapa’ e prevê “tamanho maior” com João na presidência

Ex-presidente do PSB de João Pessoa e secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira afirmou…

15 de abril de 2025

Após 12 anos foragida, travesti acusada de estupro em Pernambuco é presa na Paraíba

Na manhã desta terça-feira (15), a polícia deteve uma travesti que estava foragida há 12…

15 de abril de 2025

Salão de beleza era usado para lavar mais de R$ 5 milhões do tráfico em Campina Grande

Um salão de beleza localizado em Campina Grande foi usado como fachada por uma organização…

15 de abril de 2025

Oposição fareja divisão na base do governo e acena para Cícero Lucena: “Bem vindo”

As recentes declarações do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) sobre possíveis cenários para a eleição…

15 de abril de 2025

Aguinaldo atenua disputa por comando da federação União/PP: “Pesquisa não define comando, quem monta chapa é que manda”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) comentou, em entrevista ao Frente a Frente da TV…

15 de abril de 2025