Veneziano diz que declaração do governador de MG contra o NE é “agressiva e xenofóbica”

PUBLICIDADE

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) criticou neste domingo (06) as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, defendendo uma frente Sul-Sudeste, contra o Nordeste. Segundo Veneziano, a declaração de Zema é “agressiva e xenofóbica” e merece ser repudiada por todos os brasileiros.

Veneziano disse que é inadmissível que haja, na política, nos dias de hoje, visões como a externada pelo governador mineiro, que, ao invés de promover a união do Brasil queria promover a divisão. “Nós vivemos um momento em que se torna extremamente necessário promover a união entre os estados em favor de uma nação que precisa se desenvolver. O Brasil precisa e exige união, não separação”, declarou Veneziano.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema disse que o movimento em favor do eixo Sul-Sudeste tem até um bloco definido, que se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), que é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Ele defendeu ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para, segundo ele, se defender, no Congresso Nacional, de supostas perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.

Romeu Zema já havia anunciado que o próximo presidente do Brasil deveria ser uma liderança do eixo Sul-Sudeste, considerando que estas regiões representam muito mais, em termos percentuais, sobre a economia do Brasil, e que não poderiam, portanto, ficar à mercê de decisões de um presidente que, supostamente, representaria os interesses de outras regiões – no caso, o Nordeste.

“Essa declaração do governador de Minas Gerais é mais que infeliz. Nós não podemos admitir que nos dias de hoje existam posicionamentos tão preconceituosos, agressivos e xenofóbicos como este. O Brasil exige um presidente que respeite os brasileiros, indistintamente, e que tenha posições que promovam o desenvolvimento de todo o país, com atenção especial às peculiaridades de cada região, claro, sem perder de vista a contribuição que cada região pode dar ao país como um todo, como tem sido o nosso presidente Lula. Repudio esta atitude e conclamo o Brasil não aceita esse tipo de agressão”, afirmou Veneziano.

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem 5º melhor desempenho entre as capitais brasileiras com geração de 41 mil postos de trabalho

João Pessoa registrou um saldo positivo de 1.164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo…

7 de setembro de 2024

Tudo dentro da lei: Justiça Eleitoral descarta material de campanha irregular de Cícero

A Justiça Eleitoral da Paraíba foi levada a fazer uma averiguação de denúncia vazia e…

7 de setembro de 2024

Vice-governador participa  de desfile cívico-militar da Independência do Brasil em JP

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã deste sábado (7), do tradicional desfile cívico-militar de…

7 de setembro de 2024

Motociclista morre ao ser arremessado contra caminhão-tanque no viaduto das Três Lagoas, em JP

Um motociclista de 36 anos morreu na manhã deste sábado (7) após um grave acidente…

7 de setembro de 2024

Mídia nacional traça perfil de Hugo Motta e o aponta como próximo todos

Uma reportagem do Infomoney, divulgada nesta semana, trouxe um perfil de quem é o paraibano…

7 de setembro de 2024

Paraíba sob alerta de vendaval: Inmet emite aviso para ventos fortes neste sábado

Neste sábado (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial…

7 de setembro de 2024