A capital federal vive clima de tensão na tarde deste domingo, 8 de janeiro de 2023, uma semana após Luiz Inácio da Silva (PT) subir a rampa do Palácio do Planalto e ser oficializado presidente da República. Os atos defendem que o acampamento, que ocorre há mais de dois meses na área militar, seja transferido para a Esplanada. “O QG agora é aqui”, gritam em coro. Notícias dão conta que manifestantes golpistas também invadiram a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e partes do Palácio do Planalto.
Há um cartaz que pede que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgue o código-fonte das urnas eletrônicas, em uma tentativa de afastar a possibilidade de fraude na vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A Esplanada dos Ministérios está totalmente fechada para veículos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que faz a segurança do local junto à Força Nacional de Segurança Pública, confirmou que a medida foi tomada por conta do protesto que já estava marcado para este domingo (8).
Pela manhã
Até o final da manhã, o protesto ainda não era de grande volume de manifestantes. Alguns se deslocaram da frente do QG do Exército, distante cerca de 6km, até o local, mas o clima já se mostra hostil.
Veja o momento da invasão:
? Manifestantes rompem barreira e ocupam o Congresso Nacional. pic.twitter.com/ArejLUlD5L
— Conexão Política (@conexaopolitica) January 8, 2023
Da Redação com Conexão Política